Função em JavaScript para manipular números decimais

Escrito por sue smith Google | Traduzido por cezar rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Função em JavaScript para manipular números decimais
As funções em JavaScript realizam processamento numérico para sites (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

As funções em JavaScript podem realizar o processamento de valores numéricos, incluindo o de casas decimais. As funções em sites podem receber valores decimais como parâmetros ou podem retorná-los. O JavaScript também inclui um conjunto de operadores para a realização de cálculos aritméticos em números decimais e o objeto "Number" fornece os meios para converter e formatar números, em diferentes graus de precisão. O JavaScript pode manipular números como valores ou variáveis.

Outras pessoas estão lendo

Esboço de função

As funções em JavaScript podem aparecer na seção "head" de uma página HTML ou em um arquivo de script separado, vinculado à página. O seguinte esboço de função tem dois parâmetros:

function somaNumeros(decUm, decDois) { // implementação }

Estes parâmetros podem ser de qualquer tipo, incluindo valores de números decimais. A função JavaScript também pode retornar um valor decimal para a seção do código que a está chamando, como no exemplo a seguir:

return 5.9;

Variáveis decimais

O código em JavaScript pode criar variáveis com conteúdo decimal, como no exemplo abaixo:

var num=6.8;

O JavaScript é uma linguagem fracamente tipada, o que significa que os desenvolvedores não têm que declarar o tipo de uma variável antes de usá-la, ao contrário de linguagens fortemente tipadas. Quando uma função JavaScript cria uma variável, ela pode conter um valor de qualquer tipo, como um número, texto ou objeto. O JavaScript é executado no navegador do usuário, por isso é muitas vezes usado em ferramentas do usuário, como em uma calculadora de um site.

Aritmética

Dentro de uma função JavaScript, o código pode executar cálculos aritméticos com números decimais. Eles podem utilizar valores explícitos, como no exemplo que segue:

var soma = 4.7 + 2.2;

O resultado deste cálculo é armazenado na variável nova como um valor decimal. Alternativamente, o JavaScript pode realizar operações aritméticas usando variáveis​​, como abaixo:

var numUm = 4.7; var numDois = 2.2; var soma = numUm + numDois;

Operadores do JavaScript podem realizar subtração, multiplicação e divisão como a seguir:

var soma = 4.7 - 2.2; // subtrair var soma = 4.7 * 2.2; // multiplicar var soma = 4.7 / 2.2; // dividir

Operadores adicionais fornecem a operação de módulo, incremento e decremento.

Métodos

A classe Number em JavaScript modela um valor numérico como um decimal, fornecendo aos desenvolvedores acesso a diversos métodos numéricos. O método "toFixed" permite que o código formate números com um número específico de casas decimais, como abaixo:

var num = 5.77; alert(num.toFixed(1)); // gera 5.8

Isso pode ser útil para a conversão de valores decimais. O método "toPrecision" permite ao desenvolvedor especificar um número total de dígitos a serem usados, como segue:

var num = 5.77446; alert(num.toPrecision(2)); // gera 5.8

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível