Como funciona um chip de desempenho?

Escrito por tony breedlove | Traduzido por vitoria felix
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona um chip de desempenho?
Car engine (car engine image by itsallgood from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Proposta do chip de fábrica

Motores modernos de carro são controlados por computadores. Estes computadores têm um chip que avisa ao computador quando e como ajustar o tempo do carro, sua relação combustível-ar, turbo e outras coisas. Levando em conta que, os fabricantes de automóveis precisam ser competitivos quanto ao consumo de combustível e, cumprir com as emissões e outros regulamentos, muitas vezes, é necessário reduzir estas configurações.

A proposta do chip de desempenho

Chips de desempenho, algumas vezes, chamados de superchips são, chips sobressalentes que, ajustam estes parâmetros, muitas vezes aumentando o poder do motor e de torção. Alguns fabricantes de chips de desempenho reivindicam que, os chips deles irão aumentar o poder motor da gasolina para 35 cavalos de potência ou mais e, ainda mais, em um motor a diesel.

Como os chips de desempenho funcionam

O chip de fábrica em um automóvel contém algo que se refere a uma tabela de pesquisa. A tabela de pesquisa contém dados que informam ao motor como responder sob várias circunstâncias. Por exemplo, se você está dirigindo a 80 km/h e você pressiona o acelerador, rapidamente, até o final, o computador irá detectar isso e, perguntar ao chip o que fazer. O chip irá olhar na sua tabela de pesquisa e, dizer ao computador quanta gasolina deverá ser enviada para o motor, como e quando mudar o seu carro em uma velocidade mais baixa (no caso de marcha automática), como ajustar o tempo e quanto turbo fornecer se, o seu carro estiver equipado com turbo. Em um chip de fábrica, todos estes parâmetros são ditados pelo fabricante do automóvel para seus próprios fins. Quando você coloca um chip de desempenho, isto muda a tabela de pesquisa e ajusta os parâmetros para dar-lhe o maior desempenho possível, sem levar em conta a economia de combustível, emissões e outras restrições que reduzem a performance do carro.

Instalação e custo

Chips de desempenho ou superchips, são muito fáceis de serem instalados. Geralmente, você remove uma tampa sob o painel e simplesmente tira o chip de fábrica e o substitui pelo chip de desempenho. Estes chips são programados, especificamente, para o modelo, marca e tipo de motor de cada carro e são facilmente obtidos na internet. Os maiores fabricantes são Unitronic, REVO, GIAC e APR e os chips custam em torno de R$1.200,00. Para o custo consciente, existem chips que custam menos de R$600,00. Se você está considerando instalar um chip de desempenho no seu carro, faça uma pesquisa completa dos chips disponíveis e faça uma seleção bem informada porque, os chips não são iguais.

Coisas a serem consideradas

Enquanto chips de desempenho podem aumentar a performance do carro, eles também possuem pontos negativos. A instalação de um chip de desempenho no seu carro irá anular a garantia do carro. Além disso, você deverá esperar uma redução na economia de combustível e aumento nas emissões. Se o seu estado mede emissões, instalar um chip de desempenho poderia aumentar as emissões do seu carro e fazer com que você falhe o teste de emissões do seu estado. Você também precisa levar em consideração que instalar um chip de desempenho pode aumentar o custo do seguro do seu carro. Em adição a isso, se o novo chip não estiver programado propriamente, você pode sofrer uma redução na vida do motor. No entanto, as partes boas são: significativo aumento de poder, potência e maior resposta do motor ao toque.

Não perca

Referências

Recursos

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível