Como funcionam os sensores instalados nas portas dos carros?

Escrito por paul bright | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funcionam os sensores instalados nas portas dos carros?
Sensores nas portas do carro (Michael Blann/Lifesize/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Sua porta está entreaberta

"Sua porta está entre aberta". Nos anos 80, você podia ouvir uma voz feminina dizer-lhe isso caso decidisse ligar a ignição e colocar o pé nos pedais sem fechar completamente a porta de seu carro. Apesar daquela voz ser um tanto quanto irritante, ela estava lhe fazendo um grande favor ao lhe lembrar de fechar completamente a porta. Mas como ela sabia que sua porta estava entreaberta? Isso tem a ver com o sistema de sensores do carro. Embora o "sua porta está entreaberta" não seja algo ouvido com frequência nos dias de hoje, os princípios dos sensores de porta dos carros ainda são os mesmos.

Como funcionam os sensores instalados nas portas dos carros?
Porta entreaberta (Michael Blann/Lifesize/Getty Images)

Sistema elétrico

O sistema elétrico do seu carro é a força motriz por trás dos sensores de porta de seu carro. Esse sistema possui fios e sensores pelo carro todo, começando pela bateria, que fornece energia para uma caixa de junção cheia de fusíveis e interruptores. Um fio vai desde a caixa de junção até o sistema de sensores individuais. Cada sistema de sensor consiste numa maneira de sinalizar se o circuito elétrico esta aberto ou fechado, dependendo da função do sinal. Os sensores de porta de carro são parte deste mesmo sistema. Há fios que vão da caixa para diferentes partes do seu carro, dependendo do que foram projetados para sinalizar. Por exemplo, a porta do motorista pode ter diferentes sensores e sinalizadores para trancar e destrancar as portas, inclusive as do banco traseiro onde ficam as crianças, e avisar que há portas entreabertas ou vidros abaixados.

Como funcionam os sensores instalados nas portas dos carros?
Um sensor desliga o alarme e permite abrir a porta do carro (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Diferentes sensores para portas de carros

A maneira de funcionamento dos sensores pode variar. Um tipo de sensor pode ser um sensor elétrico de aproximação para sinalizar que "sua porta está entreaberta". Na parede do veículo há uma fita magnética finíssima e outra fita oposta situada na porta. Estas fitas possuem um fio em seu interior que vai da porta até a caixa de junção. Essa caixa possui outro fio que vai até o computador do carro, que tem ainda outro fio ligado a um pequeno alto falante no painel. Enquanto a porta do carro estava fechada, a fita magnética localizada na porta conseguia ler a fita oposta, mantendo o circuito elétrico fechado. Mas se a porta do carro estiver aberta e o magneto da porta muito longe do magneto do carro, o circuito estará aberto e mandará um sinal para o alto falante avisando que a porta está entreaberta. Outros sensores podem operar com o mesmo princípio, mas com um sistema diferente. As fechaduras de porta malas normalmente têm um interruptor acionado por mola que abre e fecha o sinal elétrico, dependendo de como se encontra a porta. Se seu carro tem um sistema de alarme, ele pode usar um sensor de choque que vibra quando alguém toca no carro. Quando o sensor vibra, ele sinaliza para o computador, que liga um pequeno auto falante e emite um som de alarme horrível, e pode também sinalizar para que as luzes do carro fiquem acendendo e apagando. Ao entender os princípios do funcionamento do sensor da porta do carro, você pode economizar algum dinheiro fazendo você mesmo a manutenção, como verificar se algum sensor está emperrado. E reze para que não seja uma falha no sistema elétrico.

Como funcionam os sensores instalados nas portas dos carros?
Porta malas aberto (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível