Mais
×

Fungos causadores de micoses

Atualizado em 22 julho, 2017

O fungo que causa a doença de micose da pele é classificado como um grupo de organismos chamados de dermatófitos. Os fungos são contagiosos pelo contato direto e indireto e vivem em seres humanos, animais e, em alguns casos, no solo.

Os fungos são contagiosos pelo contato direto e indireto e vivem em seres humanos, animais e, em alguns casos, no solo (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Tipos

A micose pode aparecer em diferentes áreas do corpo, de acordo com o tipo de fungo que foi contraído. Eles podem afetar o couro cabeludo, pele e virilhas, pés e unhas.

Identificação

A área infectada por micose geralmente apresenta vermelhidão e descamação em forma de um anel que, frequentemente, causa coceira. Se o fungo ataca o couro cabeludo, podem surgir áreas calvas, e caso ele apareça em unhas, elas geralmente tornam-se descoloridas e grossas.

Duração

Se o fungo afeta a pele, os sintomas geralmente aparecem de quatro a dez dias após a exposição ou dez a 14 dias, se o couro cabeludo for afetado. A maioria dos fungos responderá ao tratamento em quatro semanas.

Tratamento

O tratamento para fungos que causam a micose inclui manter a pele limpa e seca, lavar todos os lençóis e roupas que entram em contato com a área infectada e aplicar cremes, loções ou pós antifúngicos.

Prevenção/Solução

A contração de qualquer fungo causador da micose pode ser prevenida por não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, escovas e roupas, manter a pele limpa e seca e manter os espaços divididos com outras pessoas limpos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article