×
Loading ...

Como fazer meu gatinho engordar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Gatinhos que foram abandonados por suas mães em idade precoce ou aqueles que são encontrados nas ruas, provavelmente serão desnutridos, resultado de não terem sido alimentados o suficiente pelas mães. O leite de uma mamãe gata fornece ao gatinho uma grande quantidade de gordura e proteína para ajudá-lo a crescer forte e saudável. Se você encontrou um gatinho subnutrido que necessita engordar, você vai precisar alimentá-lo até que ele seja capaz de se alimentar sozinho com comida normal para gatos.

Instruções

Quando filhotes, os gatos necessitam de dieta rica em proteínas para estimular o crescimento (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

    Passo a passo

  1. Aqueça o leite de acordo com as instruções do fabricante e coloque-o em uma mamadeira pequena. Existem algumas marcas de leite para filhotes que são bem conhecidas e que irão ajudar o gatinho a ganhar um peso adequado.

    Loading...
  2. Alimente o gatinho várias vezes ao dia. Se o gatinho estiver fraco demais para sugar o leite na mamadeira, você terá que alimentá-lo através de conta-gotas para que ele tome a quantidade necessária de leite.

  3. Massageie o estômago do gatinho depois de cada mamada. Faça isso suavemente, de modo a estimular a digestão.

  4. Continue alimentando o gatinho dessa maneira até que ele atinja três a quatro semanas. Neste momento, misture uma pequena quantidade da comida enlatada com o leite. Gradualmente vá desmamando o gatinho até que ele só esteja comendo comida enlatada. Quando chegar a este ponto, o gatinho já deverá ter ganho uma quantidade significativa de peso e uma melhora em sua saúde geral.

Loading...

Dicas

  • Peça ao seu veterinário para lhe recomendar um bom leite para gatinhos.
  • Não alimente o gatinho com leite de vaca tradicional. Este não contém gordura e proteína suficientes para ajudar a nutrir o seu filhote.

Aviso

  • Se a condição do seu gatinho não melhorar em alguns dias, procure um veterinário para ajudá-lo a desenvolver uma alimentação adequada. Seu veterinário irá informá-lo sobre a real situação do gato e também irá avaliar se ele necessita ou não de cuidados profissionais.

O que você precisa

  • Leite para gato filhote
  • Mamadeira ou conta-gotas
  • Comida enlatada para gatos

Referências

Loading ...
Loading ...