Mais
×

Como fazer um gráfico de setores usando um transferidor

Atualizado em 23 março, 2017

Pode-se usar um gráfico de setores -- às vezes chamado de gráfico pizza -- para ilustrar as porcentagens representadas por diferentes grupos de uma população maior. Por exemplo, um gráfico de setores pode ser utilizado para mostrar as porcentagens da população de alunos do ensino médio que são do primeiro, do segundo ou do terceiro ano. Um transferidor é a ferramenta perfeita para fazer um gráfico pizza, porque permite que você divida as porções exatas de um círculo em graus. Usar um transferidor para fazer um gráfico de setores é simples, já que você conhece as porcentagens com as quais vai trabalhar.

Instruções

Pode-se usar um transferidor para fazer um gráfico de setores (protractor image by timur1970 from Fotolia.com)
  1. Coloque o transferidor no papel e use-o para desenhar um círculo completo. Faça isso traçando 180º ao longo da borda externa da parte curva do transferidor, colocando o instrumento de cabeça para baixo, para traçar a curva novamente.

  2. Faça um ponto no centro do círculo, que será o ponto médio da borda externa da parte reta do transferidor.

  3. Escreva as porcentagens com as quais você está trabalhando. Por exemplo, imagine que está fazendo um gráfico para representar uma quantidade de estudantes onde 28% estão no 9º ano, 27% no primeiro ano do ensino médio, 25% no 2º ano e 20% no 3º ano.

  4. Calcule o número de graus que devem representar cada grupo no seu gráfico de setores, multiplicando cada percentual, na forma decimal, por 360 - o número total de graus no círculo. Neste exemplo:

    Nono ano = 0,28 x 360 = 101º Primeiro ano do ensino médio = 0,27 x 360 = 97º Segundo ano do ensino médio = 0,25 x 360 = 90º Terceiro ano do ensino médio = 0,20 x 360 = 72º

    Todo o círculo -- 360º -- representa a quantidade total de alunos que pode ser dividida em partes de 101º, 97º, 90º e 72º, para representar os subgrupos dentro do total.

  5. Alinhe o ponto central do círculo com o ponto médio da barra reta do transferidor. Faça uma marca em 0º na parte curva do transferidor, que deve estar alinhada com a borda do círculo. Faça então o círculo no sentido horário até atingir a medida correta para a primeira porcentagem no gráfico. Nesse exemplo, na marca de 101º e na marca desse ponto.

  6. Use a parte reta do transferidor para desenhar linhas conectando o centro do círculo às duas primeiras marcas feitas na borda externa dele. Essa "fatia de pizza" representa a primeira parte do gráfico. No exemplo mencionado, ela representa os 28% de alunos que estão no 9º ano.

  7. Alinhe o centro do transferidor com o centro do círculo e gire-o até que a barra reta fique na linha desenhada para representar a segunda marca feita no círculo (a marca de 101º nesse exemplo). Esse será o ponto 0º. Faça uma linha com a borda externa do transferidor no sentido horário até atingir a segunda medida do gráfico. Nesse exemplo, a próxima marca seria em 97º. Mais uma vez, desenhe uma linha no centro da nova marca e nomeie essa nova "fatia de pizza" de acordo com o desejado. Nesse exemplo, a segunda fatia representa os 27% de alunos do primeiro ano do ensino médio.

  8. Repita o processo de criar "fatias de pizza" até completar o gráfico e representar todos os grupos.

O que você precisa

  • Transferidor
  • Papel
  • Lápis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article