Guia de caracteres ANSI estendidos

Escrito por elizabeth mott | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Guia de caracteres ANSI estendidos
Os conjuntos de caracteres ajudam a determinar o que acontece quando você digita (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O conjunto de caracteres ANSI (American National Standards Institute, ou "Instituto Nacional Americano de Padrões") possui 256 caracteres, que incluem o alfabeto em maiúsculas e minúsculas, números, signos de pontuação e caracteres com acentos. Padronizou o conjunto de caracteres básicos usado por dispositivos de computação, definindo os caracteres a incluir e a sequência. Os primeiros 128 caracteres do conjunto (de 0 a 127) constituem o conjunto ASCII, o qual inclui 32 sequências de controle. Desde o 128 até o 255, os caracteres ANSI estendidos incluem letras com acentos, símbolos matemáticos e linhas.

Outras pessoas estão lendo

Antes dos padrões

O mundo da computação começou com uma mistura de conjuntos de caracteres, com cada fabricante de dispositivos definindo um conjunto próprio de sequências de entrada e controle. Esses sistemas primitivos usavam cartões perfurados como meio de armazenamento de dados. As disposições dos furos pela superfície de um cartão determinava a informação que armazenava. IBM, UNIVAC, FORTRAN, STRETCH: cada um desses sistemas usava diferentes ordenamentos e quantidade de caracteres. Sem um padrão, eles estavam impossibilitados de se comunicar um com o outro.

ASCII

O conjunto ASCII (American Standard Code for Information Interchange, "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação") original começou em 1960 com o pioneiro dos computadores Bob Bemer, um empregado da IBM que descobriu que o caos de cartões perfurados dos primeiros sistemas operacionais dificultavam a adoção dos computadores. Naquele momento, a IBM em si usava nove esquemas de codificação de caracteres diferentes para os seus productos. Bemer enviou para a ANSI uma proposta de sequência de códigos, que eventualmente aprovou um plano muito similar. Dezoito anos depois, o PC IBM se tornou o primeiro computador a usar o ASCII.

Caracteres ASCII

O conjunto de caracteres ASCII é posicionado em uma grade numérica com os números 0 a 128 e começa com 32 sequências de controle, das quais algumas já não são usadas e outras, tais como o "ESC", continuam formando parte da computação de hoje. O "espaço" é o caractere 32, o número 33 no conjunto, seguido de símbolos não alfabéticos tais como traços, o signo de dólar, o "E" comercial (&) e marcas de pontuação. Os números de zero a nove constituem os caracteres 48 a 57, seguidos de mais símbolos de pontuação e matemáticos. O alfabeto maiúsculo aparece desde o 65 até o 90, seguido de ainda mais símbolos. Para completar o conjunto ASCII, as posições 97 a 122 são ocupadas pelo alfabeto minúsculo, seguido por chaves ("{ }"), o pipeline ("|"), o til ("~") e o caractere "DEL" (delete).

Caracteres estendidos

O verdadeiro conjunto de caracteres ANSI dedica as posições 128 a 255 aos caracteres acentuados usados pela maioria das línguas europeias, incluindo combinações de duas letras, chamadas "dígrafos", vocais e consoantes em minúsculas. Além de frações, pontuação não inglesa, o símbolo de graus ("º") e alguns exponentes alfanuméricos, aparecem os caracteres gregos e símbolos de equações comuns na matemática, além de um conjunto de caracteres usados para desenhar caixas de linha simples e dupla, similares às bordas das tabelas HTML.

Além do ANSI e junto a ele

Além do conjunto de caracteres ANSI "verdadeiro", o conjunto ANSI do Microsoft Windows define uma variante confusa pela similitude do nome e dos caracteres. Não possui os caracteres de linhas e inclui, em vez deles, outros símbolos de pontuação, como dois símbolos de marca registrada, o de copyright, um marcador de elementos, o "em-dash" e o "en-dash". Além da limitação do ANSI a 256 caracteres, o Unicode permite criar conjuntos de caracteres con milhares de símbolos, permitindo representar virtualmente todas as línguas do mundo, incluindo aquelas que não usam o alfabeto latino, tais como as asiáticas e as do Oriente Médio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível