Guia para fazer um lago de carpas chinesas moderno

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por felipe vargas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Guia para fazer um lago de carpas chinesas moderno
Carpas precisam de bastante espaço para crescer (Koi image by amphibol from Fotolia.com)

Construir um lago para carpas chinesas dá um toque de beleza natural ao seu jardim, valorizando sua casa. Contudo, para tirar o máximo de proveito do seu lago, você precisa construí-lo da forma certa. Há mais sobre criar um lago limpo e moderno do que só cavar um buraco e encher de água. Se você quer um lago estável que é ao mesmo tempo bonito e funcional, você precisa começar com o design certo.

Outras pessoas estão lendo

Tamanho

Carpas chinesas são parentes maiores dos peixinhos dourados e outras carpas asiáticas. Esses peixes coloridos podem crescer até 91cm e viver pelo menos 20 anos em um lago de quintal. Enquanto carpas jovens podem se contentar com um lago pequeno, não ficarão saudáveis por muito tempo. O site "Fishlore.com" recomenda um lago de 3.700 litros ou mais para carpas. O Mid-Atlantic Koi Club sugere construir o seu lago de carpas com ao menos 90cm de profundidade. Lagos longos e estreitos funcionam melhores que os redondos, já que você talvez tenha que recolher alguns peixes doentes ou agressivos demais.

Forro

Enquanto você pode simplesmente cavar um buraco sem forro e encher de água, esse tipo de "lago de lama" tende a ser poluído e pouco atraente. Esse tipo tradicional de lago ainda é usado no Japão para produzir carpas grandes e bem padronizadas, mas não se ajusta na maior parte dos jardins. Lagos ornamentais precisam de um forro para fornecer claridade à água, paredes mais estáveis e com menos infiltração no solo. Você pode escolher um forro rígido feito de fibra de vidro ou concreto, ou um flexível de PVC ou EPDM. Forros rígidos são duráveis, mas mais difíceis de instalar e mais caros. Forros flexíveis são menos suscetíveis a erosão e não precisam de equipamento especial na instalação.

Filtros

Você precisará de filtros para manter o lago saudável e limpo. O Mid-Atlantic Koi Club recomenda dois sistemas de filtragem separados para melhores resultados. O lago precisará de dois drenos de decantação na base para alimentar os filtros e cada filtro precisará de sua própria bomba. Escolha uma bomba capaz de bombear entre 9.000L e 11.000L por hora e que funcione do lado de fora do lago. Não corte os lados da bomba ou do filtro, como os peixinhos dourados, as carpas produzem muitos dejetos e sujam a água rapidamente.

Calor

Exceto em climas muito quentes, carpas precisam de um aquecedor. Esses peixes podem sobreviver até temperaturas de cerca 2,2ºC, mas não resistem muito em água gelada. O Mid-Atlantic Koi Club recomenda manter a temperatura acima de 7,2ºC para diminuir o risco de doenças. Aquecedores elétricos submergíveis comerciais podem manter sua água aquecida durante todo o inverno.

Oxigênio

Carpas também precisam de altos níveis de oxigênio. Adicionar uma bomba de ar e um difusor, conhecido como pedra porosa, pode manter sua água oxigenada e estimular o crescimento de bactérias benéficas. Pedras porosas podem tanto fornecer oxigênio para o filtro como diretamente para o lago.

UV

Um esterilizador UV não é necessário para o seu lago, mas pode ajudar a mantê-lo bem mais bonito. Tecnologia de esterilização UV mata algas unicelulares que deixam a água verde. A luz UV geralmente é necessária apenas no verão, e as lâmpadas precisam ser trocadas uma vez por ano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível