Mais
×

Como fazer uma guia para serra circular

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma serra circular é uma ferramenta normalmente utilizada para cortar madeira. Ela possui uma lâmina afiada circular de metal que, quando é ligada a uma fonte de energia, gira para cortar o objeto. Uma guia é geralmente um pedaço de madeira que ajuda a manter a direção da serra alinhada, enquanto ela estiver cortando um pedaço de madeira. Construir a sua própria guia para serra circular lhe ajudará a fazer cortes mais precisos.

Instruções

Guias permitem que você faça cortes alinhados com sua serra circular (detail of circular saw image by Thor Jorgen Udvang from Fotolia.com)
  1. Posicione a folha de compensado sobre a bancada. Pegue a serra circular e apoie sua lâmina diretamente contra a borda de um dos lados mais compridos da folha de compensado. Meça com a régua a distância que a sapata de metal da serra ultrapassa a borda do compensado (medindo-a entre a extremidade esquerda da sapata e a borda da lâmina). Acrescente 5 cm a essa medida, para determinar onde a tábua de madeira de 2,5 cm x 10 cm será deverá ser colocada. Marque essa medida a lápis. Por exemplo, se a extremidade esquerda da sapata de metal da sua serra ultrapassar, a partir da lâmina, 10 cm da borda do compensado, a tábua deverá ser colocada a 15 cm a partir da borda de um dos lados mais compridos do compensado, de maneira mais ou menos paralela a ele. O corte que você estiver prestes a fazer vai resultar em uma borda perfeitamente paralela.

  2. Pegue a cola de madeira. Utilizando palitos para aplicá-la, cubra todo o comprimento da parte de baixo da tábua de 2,5 cm x 10 cm.

  3. Coloque a face com cola da tábua virada para baixo sobre o compensado. Alinhe-a com a marcação a lápis que você fez anteriormente, ao longo do comprimento do compensado.

  4. Com o martelo, pregue os dois lados da superfície da tábua que ficou virada para cima, deixando um espaço de 20 cm a 25 cm entre os pregos.

  5. Sobre o compensado, meça com a régua cerca de 4 cm a partir da parte de baixo da tábua. Faça uma marcação dessa medida com lápis. Passando por ela, trace uma linha reta ao longo do comprimento do compensado. Ligue a serra circular e serre através dessa linha, para retirar todo o excesso de compensado à esquerda dela. Desligue a serra e retire-a da tomada.

  6. Ligue novamente a serra na tomada. Coloque-a atrás de uma das extremidades do lado direito da folha de compensado. Alinhe precisamente a sapata de metal dela com a borda direita da tábua. Ligue a serra e serre a folha de compensado no sentido do comprimento, para terminar o lado direito da sua guia. Desligue a serra e retire-a da tomada. Retire a guia da sua bancada.

  7. Coloque a madeira que você deseja serrar sobre sua bancada. Apoie a guia da serra circular sobre a madeira a ser cortada, de modo que a borda direita da folha de compensado fique alinhada à porção que você deseja serrar. Utilizando braçadeiras para madeira, prenda a guia em ambas as extremidades. Apoie a borda esquerda da serra contra a tábua da guia. Ligue a serra e serre a madeira.

O que você precisa

  • Folha de compensado de madeira com 2,5 m de comprimento
  • Tábua de madeira de 2,5 cm x 10 cm, com 2,5 m de comprimento
  • Serra circular
  • Tomada elétrica em funcionamento
  • Cola de madeira
  • Palitos para aplicar a cola de madeira
  • Braçadeiras para madeira
  • Pregos de 2 cm
  • Martelo
  • Régua
  • Lápis
  • Lixa de madeira
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article