×
Loading ...

Como habilitar o botão deletar em um DataGridView no Winforms

Atualizado em 17 abril, 2017

O DataGridViews traz o poder das tabelas às aplicações Winforms .NET. Tabelas, consistindo de linhas e colunas, são controles úteis que permitem que os desenvolvedores exibam dados relacionais complexos em um espaço pequeno. Tabelas de DataGridView, diferentemente das tabelas de HTML, permitem aos usuários editar e até mesmo deletar dados que estejam na fonte de dados subjacente. Para adicionar esta funcionalidade ao seu DataGridView, habilite os botões de controle "Deletar." Assim, o seu DataGridView irá conter um botão para cada linha no controle.

Instruções

Usando o Visual Basic (laptop 9 image by Harvey Hudson from Fotolia.com)
  1. Abra o Visual Studio, clique em "Arquivo" e depois em "Projeto." Clique em "Visual C#" para selecioná-lo e dê um clique duplo em "Aplicações Windows Forms"; o Visual Studio criará um novo projeto e colocará seus arquivos na janela Solution Navigator.

    Loading...
  2. Clique no botão "Exibir," e depois clique em "Caixa de ferramentas" para que a sua janela seja exibida. Percorra a lista de controles e dê um clique duplo em "DataGridView"; o Visual Studio colocará um novo DataGridView chamado "dataGridView1" no novo formulário exibido na janela Projeto de Menus.

  3. Dê um clique duplo na barra de título do formulário. A janela Código será aberta e exibirá o método "Form'_Load" do formulário. Este método não possui código. Cole o seguinte código nesse método:

    System.Data.DataTable dataTable = new System.Data.DataTable(); dataTable.Columns.Add(new DataColumn("Color", typeof(string))); dataTable.Columns.Add(new DataColumn("Size", typeof(string)));

    / Add Delete Button / DataGridViewButtonColumn deleteButton = new DataGridViewButtonColumn(); deleteButton.HeaderText = "Delete This"; dataGridView1.Columns.Add(deleteButton);

    dataTable.Rows.Add(new string[] { "Red", "Large" }); dataTable.Rows.Add(new string[] { "Blue", "Small" }); this.dataGridView1.DataSource = dataTable;

    As três primeiras linhas criarão uma Tabela de Dados e adicionarão duas colunas a ela. As três linhas abaixo da seção de comentários, onde se lê "Add Delete Button" criarão os seus botões "Deletar." Troque "Delete This" por qualquer coisa que você queira. Este é o texto que aparecerá no cabeçalho da coluna do botão. As três últimas linhas adicionarão duas linhas de dados à Tabela de Dados.

  4. Vá para o topo da janela Código e adicione a seguinte linha de código:

    using System.Data;

    Esta deve ser a primeira linha do código na janela Código. Esta linha disponibilizará as classes System.Data para uso no formulário.

  5. Aperte "F7" para visualizar o formulário na janela Código. Clique no controle DataGridView localizado no formulário e aperte "F4" para abrir a janela Propriedades.

  6. Clique no botão "Eventos" no topo dessa janela, e então dê um clique duplo no evento "CellContentClick." A janela Código será aberta e exibirá o método denominado "dataGridView1_CellContentClick." Este método é executado quando um usuário clica em uma célula no DataGridView. Cole o seguinte código nesse método:

    if (dataGridView1.Columns[e.ColumnIndex] is DataGridViewButtonColumn && e.RowIndex != -1)2 dataGridView1.Rows.RemoveAt(e.RowIndex); }

    O código verificará a propriedade e.RowIndex. Esta propriedade contém o número da linha do botão "Deletar" que será clicado pelo usuário. Por exemplo, se um usuário clicar no botão "Deletar" na segunda linha do DataGridView, a propriedade e.RowIndex irá conter esse valor. Essa linha será deletada pelo método "RemoveAt."

  7. Aperte "F5" para executar o projeto e visualizar o Formulário. O DataGridView será mostrado e exibirá duas linhas e duas colunas de dados. Um botão deletar aparecerá no início de cada linha.

  8. Clique no botão "Deletar" próximo a uma das linhas. O código será executado e a linha será deletada.

Loading...

Dicas

  • Para remover os botões "Deletar," delete as três linhas de código listadas na seção "Add Delete Button" do código. Quando você executar o projeto novamente, os botões não serão exibidos no controle DataGridView.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...