Ideias para ensinar versículos de memória

Escrito por bill atkinson | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para ensinar versículos de memória
Os versículos de memória podem permanecer por toda a vida da pessoa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Para auxiliar uma classe a aprender um versículo das escrituras, pode-se estruturar uma série de atividades com esse foco, aumentando aos poucos o grau de dificuldade até o versículo ser memorizado. O processo fundamental é repetir o versículo com frequência suficiente para se fixar à memória de uma pessoa pela repetição. Enquadrar muitas dessas atividades em jogos pode ser particularmente útil para jovens aprendizes.

Outras pessoas estão lendo

Ler e apagar

Uma boa maneira de introduzir o versículo é escrevê-lo inteiro em um quadro-negro ou branco. Dirija uma discussão com os alunos para definir as principais palavras e, em seguida, o significado geral do versículo e por que é útil e importante a sua memorização. É importante ancorar a memorização na compreensão do significado do versículo. Comece pelo versículo completo e toda a classe faz a sua leitura. O professor então apaga uma das palavras e os alunos leem novamente a escritura. Esse processo de ler e apagar continua até a escritura ser repetida sem que quaisquer palavras estejam escritas no quadro-negro. O professor deve conduzir essa leitura inicial e o processo de apagar a fim de escolher as palavras a serem apagadas que irão ajudar a sustentar o sucesso do estudante. Após repetições posteriores do exercício durante algumas semanas subsequentes, usa-se a participação do aluno, e um por vez vai ao quadro e apaga uma palavra, e então o versículo é novamente repetido pela classe.

Cartões loucos

Os cartões loucos consistem no uso de uma série de seis ou mais cartões escolhidos aleatoriamente. Há orientações nos cartões exigindo que a classe inteira repita o versículo seguindo ao mesmo tempo as orientações dos cartões, como: ande em círculo, segure seu nariz, dê um tapinha na cabeça e esfregue a barriga, dê um pulinho sem sair do lugar ou bata palmas a cada palavra. Esse jogo pode ser muito útil a uma classe mais jovem, para que os alunos se soltem e façam alguma atividade em vez de permanecerem sentados.

Palavras misturadas

O jogo de palavras misturadas requer várias séries de cartões, sendo cada palavra do versículo escrita em um cartão separado. Os cartões são misturados e um estudante ou grupo organiza o versículo na ordem correta o mais rápido possível. Se houver séries suficientes de cartões, cada estudante da classe pode fazer isso, além de proporcionar um período de prática silenciosa na sua aprendizagem.

Cadeiras musicais coloridas

Cadeiras musicais coloridas são uma variação do jogo convencional de cadeiras musicais, em que se colam fitas coloridas em todas, repetindo-se cada cor em duas ou três delas. Com cadeiras suficientes para todos os estudantes, eles andam em torno delas até a música parar e se sentam. O professor ou uma das crianças escolhe um pedacinho de papel colorido em uma caixinha, e os estudantes que estão sentados nas cadeiras com essa cor têm de se levantar e repetir juntos o versículo.

Mantenha o versículo vivo na classe

Existe um grande número de outros jogos e abordagens para desenvolver as habilidades de memória. O importante é manter vivos os versículos memorizados na classe. Uma das melhores maneiras de inspirar os estudantes é o professor repetir intencionalmente os versículos de memória com erros, o que incentivará os alunos a oferecerem correções. Lembre-se de que os versículos foram memorizados para que os estudantes tenham um recurso que os ajude nas questões da vida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível