Mais
×

Ideias fáceis de projeto para feira de ciências para crianças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma das mais antigas tradições escolares é a feira de ciências. Quando a escola anuncia a feira de ciências, você pode estar empolgado para participar mas não tem ideia de qual projeto apresentar. Felizmente, vários projetos fáceis podem ser feitos por praticamente qualquer pessoa com os suprimentos corretos.

Muitos projetos fáceis para feiras de ciência impressionam facilmente os avaliadores (Kimberly Nedrow/Demand Media)

Fertilizantes orgânicos x inorgânicos

Para esse projeto, o aluno precisará de 6 copos de terra, sementes de grama e fertilizantes orgânicos e inorgânicos. O estudante irá investigar qual tipo de fertilizante fará a grama crescer mais no mesmo período de tempo. Para começar, o aluno deverá fazer uma previsão de qual será mais eficaz. Em seguida, plantará as sementes em seis copos cheios de terra. Ele irá separar os copos em 2 grupos de 3 copos cada, cada grupo sendo fertilizado com um dos tipos de fertilizantes. A razão de usar 3 copos para cada fertilizante é dar uma ampla amostra de dados. Pelas próximas 2 semanas, os estudantes regarão a grama todos os dias e colocarão fertilizante nos copos 1 vez por semana. Cada dia será preciso medir o comprimento da grama para ver qual o progresso de cada fertilizante. Ao final do experimento de 2 semanas, o estudante observará qual tipo de adubo funcionou melhor e se sua previsão estava correta.

Descubra qual fertilizante é o mais eficiente (Kimberly Nedrow/Demand Media)

Baterias de frutas e vegetais

Algumas frutas e vegetais podem funcionar como baterias e até mesmo fornecer energia suficiente para alimentar pequenos aparelhos. Neste experimento, o cientista analisará por quanto tempo certos tipos de frutas e vegetais podem alimentar um relógio digital. A primeira coisa a fazer é comprar um "relógio de batata" (disponível on-line). Junte duas unidades de cada: batatas, maçãs, limões e laranjas. Coloque as batatas nas aberturas do relógio e conecte os nós ao topo das batatas. Repita o experimento com as outras frutas e anote a duração para cada alimento. Reporte seus resultados. Para melhores resultados, realize o experimento pelo menos 3 vezes com cada conjunto de vegetais.

Uma batata pode ser um relógio (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Imãs flutuantes

Uma boa maneira de demonstrar atração e repulsão magnética é experimentar fazendo imãs flutuantes. Para realizar isso, o estudante deve colar o final de um pequeno palito de madeira a um bloco de madeira. Então precisará de seis anéis magnéticos para colocar no palito. Quando o primeiro anel for colocado no palito, deslizará até a ponta do palito. O segundo anel magnético deve ser colocado em seguida de forma que os mesmos polos (norte com norte, ou sul com sul) ficarão de frente para outro e se repelirão. O estudante continuará colocando anéis de forma que os polos estejam sempre se repelindo. Os imãs irão flutuar no palito porque estão se repelindo. Tente diversos experimentos com imãs, assim como medir a quantidade de força necessária para juntá-los e o que acontece quando você solta.

Imãs flutuantes passam a impressão de estarem flutuando devido a repulsão dos polos (Kimberly Nedrow/Demand Media)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article