×
Loading ...

Ideias de invenções sobre força e movimento para alunos do 5º ano

Atualizado em 17 abril, 2017

A primeira Lei de Newton sobre o movimento afirma que um objeto permanecerá em inércia a menos que uma força externa seja aplicada a ele. Isso é universalmente correto, e o mesmo princípio se aplica para sua invenção para um aluno do 5º ano: não faça nada e nada acontecerá, mas use a sua criatividade e inteligência, e você terá um projeto de primeira categoria que impressionará seu professor.

A Lei da Inércia afirma que um objeto em movimento se manterá assim a menos que impedido por uma força externa (newton's cradle 05 image by Maik Blume from Fotolia.com)

Foguete de garrafa manual

Essa invenção demonstra a terceira Lei de Newton sobre movimentos, que diz que para cada ação há uma reação igual e em direção oposta. Simplesmente pegue uma garrafa plástica de suco vazia, ponha um canudo em sua abertura e sele a abertura com massinha de modelar. Pegue um canudo levemente mais largo e sele uma de suas pontas com massinha de modelar. Enfie, então, o canudo mais largo por fora do canudo menor. Você sentirá alguma resistência. Quando você estiver pronto para lançar, deixe o canudo sair e veja-o voar.

Loading...

Carro à vela

Essa invenção pode parecer simples, mas demonstra a primeira Lei de Newton. Pegue uma caixa de sapatos, fure quatro buracos nela com palitos de madeira, que serão os eixos. Prenda um carretel em cada parte mais pontuda do palito para fazer as rodas. Pegue mais dois palitos e cole-os com fita crepe para cima, e prenda um pedaço de sacola plástica entre os dois palitos para fazer uma vela. A caixa continuará parada enquanto não estiver sendo afetada por alguma força, mas tão logo você dirija para a vela um ventilador e ligue-o, a caixa se moverá.

Cesta de ovo

Mesmo que essa invenção possa não ser de uso diário, ela demonstra a primeira Lei de Newton. Encha um copo grande com água, em cerca de três quartos da altura. Pegue uma forma de alumínio para bolo e a coloque sobre o copo. No centro da forma, coloque o papelão de um rolo de papel higiênico, e ponha um ovo em cima. Quando você estiver pronto, empurre a borda da forma horizontalmente, tendo certeza de fazer esse movimento. Assim que a forma for afastada, o ovo irá cair diretamente no copo de água, impedindo-o de quebrar, e mostrando que, por causa da inércia, o ovo se move somente para baixo e não para o lado.

Truque da garrafa

Essa invenção vai permitir que você pregue boas peças em seus amigos, e fazer com que toda a turma toda ria. Use um percevejo para furar diversos buracos em uma garrafa de refrigerante vazia. Desenhe algo sobre os buracos da garrafa, para que estes fiquem invisíveis. Encha o recipiente com água, e mantenha-a correndo enquanto você rosqueia a tampa (você talvez queira fazer isso na pia). A garrafa não vazará, desde que a tampa esteja fechada com força, devido à tensão superficial das moléculas de água. Dê a garrafa a um amigo, e peça para que ele a abra. Assim que ele o fizer, ele vai ficar encharcado, e você terá demonstrado que a água tende a ficar parada a menos que haja uma força afetando-a, nesse caso, a gravidade e a pressão atmosférica.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...