Ideias de marketing de guerrilha para varejistas de roupa

Escrito por vanessa cross | Traduzido por guilherme maluf
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Ideias de marketing de guerrilha para varejistas de roupa
O marketing de guerrilha pode aumentar a exposição de um varejista a clientes potenciais (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Marketing de guerrilha consiste em gerar comentários e burburinhos positivos para aumentar exposição de uma empresa, produto, serviço ou evento. Seu objetivo é empurrar uma marca para a frente de seu público alvo. No lugar de grandes orçamentos em esforços tradicionais de marketing, o de guerrilha é abastecido mais por promoções criativas e pelo contato direto com o consumidor. É caracterizado por técnicas pouco convencionais, arriscadas e pela tendência de ir além das fronteiras tradicionais de comunicação e, potencialmente, tornar viral a comunicação da companhia.

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QR Code

O Código de Resposta Rápida (QR Code, em inglês) é uma matriz de códigos de barra sincronizada com celulares inteligentes (smart phones) que podem ser gerados gratuitamente em diversos sites. Um varejista de roupas pode desenvolver um QR Code que leva o usuário ao seu site ou a um vídeo de propaganda online. Esse código pode ser reproduzido em um número ilimitado de produtos. Por exemplo, imprima cartões com o QR Code e envie-os à sua lista de clientes. O código também pode ser inserido em suas campanhas via e-mail.

Flash Mob

Um flash mob envolve juntar indivíduos para um aviso momentâneo em um local específico para um propósito definido, tipicamente usando tecnologias móveis. Um varejista de roupa pode juntar clientes com mentalidades parecidas em micro eventos usando plataformas de rede e tecnologias sociais móveis como Foursquare, Google Latitude e Loopt.

Um varejista especializado em roupas de bebê pode organizar um flash mob de pais recentes com crianças para um piquenique improvisado no parque — você fornece os lençóis. Tenha em mãos a sua câmera e seus comunicados de imprensa prontos, pois o vídeo do flash mob deverá ser usado para as promoções em mídias sociais nos perfis da loja no Facebook e Twitter.

Patrocínio

Uma loja de roupas deve adaptar seus esforços em patrocínio para seu público alvo. Esta estratégia de marketing pode ser tanto ativa quanto passiva. Por exemplo, um varejista de roupas esportivas pode ganhar mais exposição ao patrocinar um evento esportivo local do qual participa. Se você vende roupas para ciclistas, negocie com os organizadores para maximizar a colocação de placas no próximo evento de ciclismo. Se conseguir um estande de patrocinador, organize concursos para os participantes que gerem a oportunidade de se conseguir informações de contato e promova determinados produtos através de brindes.

Forneça à imprensa

Em todos os eventos especiais desenvolvidos para sua loja, use comunicados de imprensa e blogs para gerar mais comentários. Por exemplo, envie comunicados à imprensa e poste sobre o evento em redes sociais para divulgar uma sessão de dicas de estilo que acontecerá na loja com um designer de moda ou estilista de famosos. Isso também funciona para um concurso que dará vale-compras de, digamos, R$ 500 em um frenesi consumista. Aproveite para maximizar o proveito de eventos na loja ao programá-lo para coincidir com feriados ou com a volta às aulas, por exemplo.

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