Ideias de como organizar um retiro para idosos

Escrito por elly turner | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de como organizar um retiro para idosos
Seja um passeio local ou uma viagem para mais longe, os retiros para idosos podem ser tão divertidos e ecléticos quanto as pessoas que participam deles (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os retiros planejados para pessoas com 60 anos ou mais possuem grande parte das mesmas características que os retiros típicos, com algumas exceções. Esses retiros levam em consideração a idade dos membros do grupo e as aptidões, necessidades especiais de acessibilidade, como acomodação para cadeiras de rodas e potenciais limitações de renda fixa. Embora alguns participantes com 60 anos ou mais ainda sejam ativos na força de trabalho e tenham uma relativa boa saúde, outros são aposentados com necessidades específicas. Felizmente, há muitos recursos disponíveis.

Outras pessoas estão lendo

Participar de conferências para idosos

As conferências para pessoas com 60 anos ou mais acontecem no mundo todo; muitas vezes são promovidas por grupos regionais, como organizações municipais, sociedades ou organizações religiosas. Por exemplo, o Chicago Department on Aging oferece uma conferência anual que aborda um tópico escolhido. Se o grupo fizer parte de uma região metropolitana que ofereça conferências interessantes para idosos ou estiver com vontade de viajar para participar de conferências de interesse especial, a agenda já definida e os tópicos especializados podem ser atraentes para os idosos, ao mesmo tempo em que minimizam o trabalho de planejar um evento.

Retiros espirituais para idosos

Muitos grupos de cidadãos idosos são formados por afiliações religiosas. Independentemente da denominação ou da religião, os retiros espirituais são populares entre pessoas de todas as idades, inclusive para quem tem 60 anos ou mais. Alguns centros espirituais até oferecem dias especiais de retiro para a "melhor idade". Se o seu grupo não puder viajar até um centro de retiro espiritual, você pode organizar o seu próprio retiro espiritual para idosos, escolhendo um local, convidando um palestrante e organizando a alimentação e o transporte. Os retiros espirituais podem ser voltados para tópicos relacionados com a idade e como saber lidar com o luto e a dor ou podem oferecer oportunidades de estudo sobre as escrituras sagradas e as práticas religiosas.

Interesses recreativos para idosos

Embora os interesses recreativos possam variar amplamente entre uma pessoa com 61 anos e outra com 81, os retiros recreativos ainda são possíveis, dependendo dos interesses específicos do grupo. Um retiro sazonal que ofereça um passeio até o jardim botânico pode ser interessante para todos os idosos, mesmo que os membros mais jovens tenham que empurrar as cadeiras de rodas dos mais velhos. Arranjos parecidos podem ser feitos para atender aos interesses recreativos em retiros históricos, culinários e até mesmo esportivos. Interesses compartilhados podem ser uma maneira divertida de organizar as atividades do retiro, tendo em mente que as atrações devem ser contatadas, para garantir o acesso de cadeirantes, caso algum membro tenha necessidades especiais.

Organização de retiros em locais de um dia para idosos

Para atender aos orçamentos apertados, as agendas e a resistência física, os retiros locais com duração de um dia podem ser a oportunidade ideal de passear com os amigos de 60 anos ou mais. Com uma pesquisa mínima, o grupo pode visitar atrações locais, como museus, zoológicos, shopping centers ou locais históricos; é possível alugar espaços para atender a hobbies compartilhados, como artesanato, carpintaria, scrapbook ou música; ou então poderá se organizar com outros membros idosos do grupo, para se qualificarem para descontos de grupo, para idosos ou outros acordos para reservas feitas em grupo. Ideias para atividades são abundantes na internet e facilitam o planejamento de um retiro. Juntar-se com outros grupos também possibilita chamar palestrantes ou oficinas especiais, como técnicas de autodefesa.

Viagens adaptadas especiais para idosos

Para os grupos de idosos aventureiros, oportunidades de viagens adaptadas especiais estão disponíveis para um retiro emocionante. Podem ser encontradas viagens educacionais no seu próprio país e viagens internacionais, que incluem safáris e passeios pela Europa. Muitas vezes, os retiros de viagem internacional incluem uma agenda flexível, com momentos de descanso e minimização de riscos. Cada serviço de viagem para idosos deve ser pesquisado, para saber se há recursos para cadeirantes, protocolos para emergências médicas e qualquer outra preocupação potencial.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível