Mais
×

Ideias de presente de aniversário de 16 anos

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Introdução

Escolher presentes pode ser difícil, principalmente se você não conhecer muito bem o aniversariante, ou se ele for de uma geração diferente da sua. No entanto, esse processo não precisa ser uma dor de cabeça. Se o presenteado for um adolescente, seguindo algumas dicas você provavelmente encontrará algo que o agrade. Se possível, o ideal é conversar com alguém próximo a ele para saber um pouco mais sobre seus gostos e preferências. Confira a seguir ideias de presentes de aniversário de 16 anos que garantirão um sorriso no rosto de quem os receber.

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Livros

Um livro pode ser um presente muito especial. Se você for próximo da pessoa presenteada, deve ter uma ideia do estilo que mais tem a ver com ela e também pode deixar uma bonita dedicatória. Se não tiver intimidade com o aniversariante e não souber que livro escolher, vá a uma boa livraria e peça indicação aos funcionários. Ótimas opções são obras que foram adaptadas ao cinema, como "O Menino do Pijama Listrado", de John Boyne, ou à televisão, como a série "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Eletrônicos

Se tiver uma verba mais alta para gastar, vale a pena investir em eletrônicos. Atualmente, a maioria dos jovens vive conectada e provavelmente o aniversariante adoraria ganhar o último modelo de smartphone, tablet, e-reader ou mp3 player disponível no mercado. Se ele curtir tirar fotos, escolha uma câmera semiprofissional bem bacana para levar em viagens ou retratar as festinhas com os amigos. Para pesquisar preços, uma boa opção é conferir sites de grandes lojas que vendem equipamentos eletrônicos, como "Submarino" e "Americanas". Também é possível encontrar opiniões de usuários dos produtos em uma busca pela internet.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Viagem

Esse é outro item caro, mas valioso. Um ótimo presente para os pais ou parentes próximos, uma viagem certamente agradará o aniversariante. Pode ser um fim de semana na praia com direito a convidar os melhores amigos, um passeio em família a algum lugar onde o jovem sempre quis ir ou uma viagem só para ele. Que tal um mês de intercâmbio em outro país, para praticar um novo idioma e ganhar um pouco mais de independência? As agências especializadas oferecem vários programas específicos para essa faixa etária, que com certeza serão uma experiência inesquecível.

Digital Vision/Digital Vision/Getty Images

Roupas e sapatos

Em geral, esse tipo de presente é mais recomendado para garotas. No entanto, são itens um pouco arriscados para quem não conhece muito bem a aniversariante. Além de saber o tamanho das roupas e sapatos que ela veste, você terá que conhecer bem seu estilo. Se possível, algum tempo antes da festa comece a prestar mais atenção em como ela se veste ou confira suas fotos nas redes sociais para ter uma ideia dos seus gostos. Pergunte a outras jovens da mesma idade quais são as lojas da moda e explique aos vendedores o que você está buscando.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Recordações

Presentes não precisam ser caros para ser especiais, e meninas adolescentes costumam valorizar mimos personalizados. Se a aniversariante for sua amiga, que tal preparar você mesmo um scrapbook (álbum decorado com fotos e colagens), reunindo nele recordações de festas, viagens e outros momentos divertidos? Existem muitas lojas físicas e online especializadas em materiais para esse tipo de projeto e você pode até acabar descobrindo um novo hobby. Outra opção é se juntar com outros amigos e montar um super mural de fotos, que servirá como uma decoração alegre para o quarto do homenageado.

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Maquiagem e beleza

Para meninas que gostam de maquiagem, esse tipo de produto nunca é demais. Pesquise em blogs de beleza quais são os últimos lançamentos no mundo da maquiagem e adquira alguns itens para a aniversariante. Uma boa opção é montar um pequeno kit com produtos de uma boa marca: um rímel, um batom, um blush e uma paleta de sombras, por exemplo. Produtos de beleza importados também podem fazer muito sucesso com a presenteada; se conhecer alguém que está voltando do exterior, considere fazer uma pequena encomenda. Outra opção é oferecer um vale para passar o dia em um spa.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Jogos, filmes e música

Essa dica vale para adolescentes de ambos os sexos. Se o aniversariante tiver um videogame, procure saber quais são os últimos lançamentos em jogos para essa marca. Se ele for cinéfilo, há muitos boxes promocionais que reúnem todos os filmes de uma série, ou as principais obras de determinado diretor de cinema. O mesmo vale para séries de televisão. Em tempos de mp3 e downloads, CDs podem parecer um presente ultrapassado, mas você pode encontrar álbuns especiais à venda ou, se o aniversariante for alguém próximo a você, pode até fazer sua própria coletânea.

Eising/Photodisc/Getty Images

Café da manhã

Agrade o aniversariante pela boca. Procure saber a que horas ele costuma acordar e sair de casa para a escola. Encomende com uma empresa especializada um daqueles cafés da manhã sob medida para datas comemorativas e peça que o entreguem no endereço do jovem. Se quiser algo mais personalizado, monte você mesmo a refeição, comprando uma cesta ou caixa bonita e percorrendo padarias e supermercados para escolher itens baseados nos gostos do aniversariante. Você ainda pode acrescentar um bicho de pelúcia ou algum outro mimo que o adolescente possa guardar depois de comer tudo.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Objetos retrôs

Ao mesmo tempo em que se tornam cada vez mais high-tech, muitos jovens hoje em dia estão na onda dos objetos retrôs. Por isso, um presente com cara de antigo pode fazer muito sucesso. Se a pessoa que vai fazer aniversário gosta de música, você pode comprar uma vitrola e alguns vinis para que ela comece uma coleção. Outra opção é dar uma câmera retrô (toy camera), aquele modelo analógico de plástico que faz fotos superdivertidas. Aproveite e compre logo alguns filmes para que o adolescente possa estrear o presente já no dia da festa.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Culinária

Outra tendência entre as meninas jovens é a de se aventurar na cozinha, principalmente para fazer doces e bolos, como os divertidos cupcakes. Em lojas físicas e na internet é possível encontrar muitos acessórios para esses bolinhos de origem inglesa, como moldes, coberturas coloridas e outros detalhes para decorar. Também existem muitos livros com receitas, que costumam ser supercoloridos e dão um bom presente. Outra dica é fazer uma "jarra de receita", colocando todos os ingredientes secos (como farinha, açúcar e chocolate em pó) em um pote de vidro transparente decorado com uma fita de tecido e a receita anexada.

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Joias

Para garotas mais tradicionais, compre uma pequena joia -- quem sabe não será sua primeira? -- de acordo com o estilo dela. Pode ser um colar, um anel ou uma pulseira, por exemplo. Se possível, escolha pingentes que tenham a ver com a personalidade da aniversariante, representando seus hobbies preferidos ou viagens que quer fazer, por exemplo, como uma pequena câmera fotográfica ou uma miniatura da Torre Eiffel. Se não puder arcar com o valor de uma joia verdadeira, uma bijuteria de qualidade também cumpre o papel. O importante é que ela perceba que o presente foi escolhido com carinho.