Identificação da porcelana de Dresden

Escrito por lyda phillips | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Identificação da porcelana de Dresden
A porcelana de Dresden talvez seja a mais famosa da história (porcelain image by yuka26 from Fotolia.com)

Talvez a mais fina porcelana da história foi produzida nas fábricas de Dresden, nas proximidades de Meissen, na Alemanha no início do século 18 até a Segunda Guerra Mundial, quando um bombardeio aliado destruiu a indústria de porcelana da cidade. A porcelana produzida antes da guerra em Dresden e Meissen pode ser identificada pelas marcas azuis em suas bases, mas deve-se ter cuidado, uma vez que muitos fabricantes alemães usaram marcas semelhantes.

Outras pessoas estão lendo

Origens da porcelana de Dresden

Os termos Dresden e Meissen são muitas vezes usados ​​como sinônimos para identificar a porcelana produzida na região da Saxônia, sudeste da Alemanha, mas as marcas utilizadas nas bases são diferentes. Os artesãos de Dresden utilizavam uma coroa azul, enquanto as fábricas de Meissen utilizavam uma marca estilizada representada por duas espadas cruzadas em azul. Meissen, que ainda está em funcionamento hoje, oferece serviços para identificar peças autênticas. Uma característica é que a marca azul de cobalto está sempre debaixo do esmalte. As espadas cruzadas são usadas para honrar o brasão de armas do padroeiro da indústria, Augusto II da Saxônia, um admirador de porcelana chinesa. Augusto II apoiou os artesãos em Meissen, que estavam em busca de uma técnica para produzir porcelana nativa comparável à dos chineses. A técnica foi descoberta no início de 1700 e aperfeiçoada ao longo dos dois séculos seguintes.

Renda de Dresden

As fábricas de Meissen e Dresden também foram famosas por utilizar a "renda de Dresden" em suas figuras, um processo no qual a renda era mergulhada em porcelana líquida e depois ligada a vestidos de porcelana ou bailarinas. O resultado é uma confecção de rendas tão arejadas e tão frágeis que um toque pode quebrá-las. Por esta razão, as valiosas peças de Dresden devem ser protegida sob cúpulas de vidro. Muitas peças de renda colocadas à venda têm leves danos.

Figuras de porcelana de Dresden

As figuras tridimensionais de porcelana de Dresden produzidas no auge do renascimento rococó no final do século 19 também podem ser distinguidas pelo artesanato e elegância das expressões das figuras. Estas figuras muitas vezes retratam aristocratas envolvidos nas atividades da nobreza, como dançar ou tocar instrumentos. No entanto, outras peças podem retratar atividades mais humildes, como uma cena no cais ou pássaros e animais incrivelmente realistas.

Identificação da porcelana de Dresden
Figuras de porcelana de Dresden

Marcas da porcelana de Dresden

Muitos artesãos também trabalharam em pequenas lojas na cidade de Dresden, nos séculos 19 e 20, onde muitas vezes decoravam figuras fabricadas em outros lugares. Estes artesãos começaram a usar a marca da coroa azul como forma de identificar seu trabalho na segunda metade do século 19. Dezenas de artesãos famosos tiveram pequenas lojas na cidade na década de 1930. Esta pequena indústria desapareceu virtualmente da noite para o dia após o bombardeio aliado em 1945. Estes artesãos frequentemente utilizavam peças não-decoradas, talheres e estatuetas de outras fábricas que decoravam com seus próprios desenhos e enfeites de porcelana, como flores ou a famosa renda de Dresden. Estes artesãos aplicavam suas marcas sobre o esmalte mesmo, escondendo a marca do produtor original. No entanto, eles normalmente usavam a coroa azul de cobalto para indicar a origem da peça.

Outras marcas de porcelana alemã

Outras áreas da Alemanha do século 18 e 19 usavam marcas semelhantes às usadas em Meissen e Dresden. Por exemplo, a cidade de Volkstedt, na Turingia tinha fábricas de porcelana, algumas das quais utilizam uma coroa semelhante à utilizada em Dresden e outras utilizaram linhas cruzadas semelhantes às espadas cruzadas de Meissen. Leve uma marca para um especialista para identificação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível