Mais
×

Como identificar facas de pedra primitivas

Atualizado em 17 abril, 2017

As facas primitivas eram criadas lapidando ou talhando pequenos pedaços de rocha e assim criando uma ponta afiada. As pessoas costumavam fazer facas de sílex devido à sua natureza fácil de lascar. Algumas culturas aprenderam o segredo de se fazer facas de pedra usando outras rochas. Pesquisadores na África do Sul encontraram facas de pedra antigas feitas a partir de outras rochas além do sílex. Construíam-se essas facas ao aquecer a pedra deixando-a frágil o suficiente para ser moldada. As facas de pedra eram ferramentas usadas na caça e para a proteção, atadas à setas ou lanças. Elas também eram usadas no dia-a-dia, amarradas a um cabo de madeira ou a um chifre ou encaixadas em um suporte talhado para elas.

Instruções

Facas de pedra primitivas eram feitas por peritos na arte de talhar em sílex (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Olhe para a pedra para ver se há uma ou mais bordas afiadas. Verifique como as bordas foram afiadas. Facas primitivas devem ter pedaços de pedra que foram lascados para criar uma borda afiada. Esta é a característica mais notável de uma lâmina primitiva. Os povos antigos apenas possuíam outras pedras, chifres e cornos para lapidar as facas, assim o ato de lascar era a melhor técnica.

  2. Observe a ponta da lâmina. Procure por pequenas placas que foram lascadas da ponta, visando criar um bico afiado. Este processo de lascar com pressão, era feito ao empurrar uma parte de um chifre ou corno contra a pedra, aplicando pressão para lascar e moer ao mesmo tempo.

  3. Verificar o gume da lâmina. Algumas lâminas eram moídas contra uma rocha, após serem lascadas, para suavizar a borda, em um processo chamado de descamação sobre moagem.

  4. Observe o final da lâmina que era anexado a um cabo ou lança. Facas primitiva possuíam sulcos talhados para segurar a amarração ou, às vezes, tinham um buraco perto da extremidade. É pouco provável que você encontre um cabo intacto em uma faca de pedra primitiva, pois os punhos eram feitos de material orgânico, que não duram tanto quanto a pedra.

  5. Confira a história da região onde a faca foi encontrada. Se ela possui vestígios da história da civilização humana antiga, então é provável que a faca seja uma ferramenta primitiva.

Dicas

  • Se você não tiver certeza sobre a origem do artefato, leve-o a um museu local para estipularem a data.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article