Mais
×

Como identificar as marcas de porcelanas finas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os conjuntos de mesa de prata, os cartões de lugares gravados e as toalhas com monogramas ficam mais apresentáveis com porcelana fina. Quando você compra esses complementos elegantes para a sua mesa, pode verificar suas marcas para determinar seu valor. Você pode até descobrir uma valiosa peça rara.

Instruções

Identifique as marcas de porcelanas finas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Encontre a marca da porcelana. Os artistas ou os fabricantes costumam colocá-la na parte traseira ou inferior do item.

  2. Verifique a marca com uma lupa. A limpidez da borda pode revelar a idade da peça. Marcas claras sugerem uma fabricação relativamente recente e as borradas ou manchadas podem significar uma porcelana fina antiga.

  3. Toque na estampa. A maioria das marcas em porcelanas finas é aplicada com tinta e está sob o esmalte. As marcas sob o esmalte normalmente significam que a porcelana foi comprada no atacado ou que é uma imitação. Uma etiqueta de papel estampada e pintada à mão, um adesivo ou uma marca impressa pode revelar a idade e o criador do item.

  4. Observe a cor. Antes de 1850, as companhias ou os artistas usavam principalmente o azul em suas marcas.

  5. Identifique outras marcas além do nome da empresa. Os fabricantes e os artistas também usavam símbolos, siglas e números para datar a porcelana fina. Em 1891, foi exigido que toda porcelana fosse carimbada por seu país de origem. Os adesivos utilizados pelos países modernos são removidos facilmente. Várias empresas de porcelana da Europa e da Ásia usam seu nome na marca ou na estampa. A marca em peças mais antigas de porcelana fina pode carregar a identificação do país de origem perto da estampa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article