×
Loading ...

Como identificar uma moeda antiga

Atualizado em 17 abril, 2017

Moedas antigas são partes interessantes da história que existem no mundo de hoje. Estas moedas representam a política e a economia de um tempo há muito passado. Colecionar moedas antigas é fascinante, mas o principal problema com estes itens é autenticidade. Nem sempre é fácil identificar uma moeda antiga, mas, com o tempo, a experiência e a educação, esta habilidade pode ser dominada. Quando você começar seu estudo de moedas antigas, há uma série de referências para serem acessadas.

Instruções

Esta moeda romana retrata o sestércio de Nero (Roman coin depicting Sestertius of Nero image by Jeff Dalton from Fotolia.com)
  1. Junte-se a uma associação ou sociedade numismática, tal como a Sociedade Numismática Brasileira. Numismática é o estudo das moedas e do dinheiro. As associações muitas vezes realizarão exibições de moedas. Isto oferece uma educação de primeira mão para aqueles que são novos no ramo. Membros identificarão suas moedas e discutirão suas coleções.

    Loading...
  2. Visite um museu que tenha uma coleção de moedas antigas. Isso permitirá que você veja moedas antigas autênticas e saiba detalhes sobre o local em que foram encontradas e como foram produzidas.

  3. Examine a cor, a pátina e a textura da moeda. Elas devem ser irregulares por causa da exposição aos elementos. Moedas antigas muitas vezes têm arranhões e rachaduras. Moedas falsas podem ser identificadas se a cor for uniforme e houver pouco efeito do tempo. Uma moeda galvanizada é criada ao grudar duas moedas com um centro de chumbo. Estas moedas têm uma pequena linha que corre por fora e têm um som abafado quando caem no chão.

  4. Leve sua moeda para um avaliador certificado ou experiente de moedas para identificar sua autenticidade. Se você tiver mais de uma opinião, isto lhe dará uma ideia melhor do valor de sua moeda. Você também pode comparar sua autenticidade. Ambos os avaliadores devem ser capazes de dizer a era em que a moeda foi produzida e sua idade. Tire fotos de sua moeda e envie para um avaliador online para identificação.

  5. Compre um livro sobre moedas antigas para colecionadores e eduque-se. Algumas recomendações de livros são: "The Handbook of Roman Imperial Coins" de David Camionete Medidor; "Ancient Coin Collecting" de Wayne Sayles e "!"Collecting Greek Coins" de John Anthony.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...