Mais
×

Como identificar porcelana fabricada no Japão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A porcelana fabricada no Japão pode conter muitas marcas. De acordo com o historiador de cerâmica japonesa, Jan-Erik Nilsson, identificadores comuns são "Good Luck", "Made in Japan", "Happiness", "Nippon" e claro, "Japan". No entanto, na ausência delas, a porcelana japonesa pode ser identificada por especialistas de acordo com nomes em relevo que podem representar uma fábrica japonesa, importadora, exportadora, desenhista, ceramista ou mesmo cliente. Uma empresa pode ser responsável por mais de 400 marcas. O conhecimento das marcas propicia saber a origem e a época em que foi feita uma peça.

Instruções

Especialistas em história japonesa podem identificar uma porcelana fabricada no Japão (kyoto japan night image by saputraoka from Fotolia.com)
  1. Procure pelas marcas de fabricante na porcelana japonesa. Leia as marcas de cima para baixo e da direita para a esquerda. Procure as palavras em japonês para "feito": "Tsukuru", "Sei" e "saku". Procure as palavras em japonês para "desenhado" ou "pintado", incluindo "Dzu", "Fude" e "Ga". Saiba os nomes de porcelana japonesa e fabricantes de cerâmica, como Seto, Kutani, Satsuma, Kyoto, Bizen, Banko, Awaji, Soma e Arita. Conheça as diferenças na porcelana. As peças do Satsuma são de cor marfim com figuras artesanais. Os itens de Kutani tem fotos ricamente elaboradas decoradas em ouro, vermelho e azul, os objetos envidraçados podem ser feitos por Banko e a louça Bizen é caracterizada por imagens engraçadas da natureza. A cerâmica Soma é conhecida pelo caracterização de cavalos e a Awaji pelo uso de verde brilhante e esmalte amarelo.

  2. Conheça os rótulos japoneses. Traduza as marcas dos fabricantes. A "Vantine and Company" fabricava e vendia porcelana de Yokohama, no Japão. Sua marca são as bandeiras chinesas e japonesas imperiais cruzados com a lua crescente e a estrela turca entre elas. A porcelana Aerozon apresenta os dois caracteres japoneses para as palavras, "nichi" e "hon". Os itens fabricados em Arita têm majoritariamente caracteres japoneses para nomes de família como "Aoti", "Zoshuntei Sanpo" e "Saishintei Keiko". A empresa Noritake utilizava uma marca parecida com uma flor de cerejeira.

  3. Reconheça as importações feitas de 1945 a 1952. A porcelana fabricada no Japão durante esses anos é marcada de forma diferente, pois naquela época o Japão foi invadido pelo exército dos Estados Unidos. As marcas são "Made in Occupied Japan " e "Occupied Japan". De acordo com a "Occupied Japan", essas marcas foram feitas para os consumidores americanos, que acreditavam que a compra do produto iria pagar as reparações de guerra. Os padrões predominantes na porcelana fabricada no Japão durante esse tempo incluía rosas, chintzes, violetas e amores-perfeitos. Segundo a historiadora Cathy Anderson, os fabricantes de dessa época incluíam Aladdin, Chubu, Cherry, Fleur de Lis, Kipp Ceramics, Saji, Berkshire, Diamond, Wako, Jyoto, Fen Toi, Mikado, Aldine, Princess and Castle.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article