Mais
×

Como fazer uma ilusão de ótica com movimento usando papel

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Às vezes, um certo padrão, forma ou cor de uma imagem pode enganar o cérebro, fazendo-o enxergar algo que não está realmente lá. Nestes casos, os olhos percebem algo e o cérebro processa uma ilusão de ótica. Algumas ilusões de ótica envolvem imagens estáticas que parecem que estão se movendo, como a famosa figura de uma cobra roxa e verde girando. Em outros casos, os participantes precisam mover um objeto para criar uma ilusão de ótica. Você tem a chance de fazer os dois tipos dessas ilusões, utilizando papel e alguns materiais básicos.

Instruções

Você não acreditará em seus olhos depois destas ilusões de ótica (Comstock/Comstock/Getty Images)

    O disco de Benham

  1. Desenhe um contorno em um objeto circular, como um frasco ou um rolo de fita que tenha um diâmetro de pelo menos 10 cm, em uma cartolina branca.

  2. Pinte a metade do círculo com o marcador preto e deixe a outra metade em branco.

  3. Corte o círculo da cartolina tentando ser o mais preciso possível, deixando o melhor formato de círculo para o disco de Benham.

  4. Enfie um palito de dente ou um lápis com a ponta para baixo no centro do disco; isso será o mecanismo que fará o disco girar.

  5. Gire o disco em um local ensolarado ou bem iluminado; experimente com diferentes velocidades e direções. A ilusão de ótica que você deve ver se parecerá com segmentos de várias cores (exceto preto e branco) no disco.

    A arte com quadriculados

  1. Desenhe linhas verticais ligeiramente onduladas de uma ponta a outra de um pedaço de papel branco; use um lápis e não desenhe as linhas muito juntas umas das outras.

  2. Desenhe um círculo do tamanho mais ou menos de uma moeda de 25 centavos em qualquer lugar na página, desde que ele não fique no centro.

  3. Continue a desenhar círculos concêntricos até a borda da página. Isto significa desenhar círculos cada vez maiores em torno do círculo original, como as ondas que se formam quando uma pedra é jogada em uma lagoa. Não desenhe eles muito próximos. O resultado será um conjunto de quadrados como os de um tabuleiro de xadrez.

  4. Escureça as bordas dos quadrados com lápis, como os do tabuleiro de xadrez.

  5. Pinte os quadrados sombreados com um marcador de qualquer cor de sua escolha. Pinte os quadrados restantes com uma cor contrastante. Observe a figura que você fez; ela parece estar se movendo.

Dicas

  • Além do disco preto e branco de Benham, é possível colorir metade do disco de preto e desenhar três ou mais tiras finas pretas, que são curvas, sobre a outra metade do disco. Você também pode visitar a página do disco de Benham do site da Universidade de Washington para imprimir e colar desenhos em cima do seu disco de cartolina.

O que você precisa

  • Cartolina branca
  • Algo com formato de círculo para fazer um contorno
  • Tesoura
  • Marcador preto
  • Cola
  • Palito de dente
  • Papel branco
  • Marcadores
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article