Vida

Ilusões de ótica caseiras

Escrito por kim lewis | Traduzido por denise maia
Ilusões de ótica caseiras

Uma ilusão ocorre quando vemos coisas que são diferentes da realidade

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Uma ilusão de ótica acontece quando alguém vê coisas que são diferentes da realidade objetiva. A pessoa vê coisas que não são verdade ou não existem. Por exemplo, objetos podem parecer de uma cor ou de um tamanho diferente do que realmente são. Outro objetos podem parecer estar se movendo quando estão parados. Ilusões de ótica são uma série de experimentos que podem demonstrar esses efeitos. Elas podem ser feitas a partir de itens comuns, como papel e canetas marcadoras.

Outras pessoas estão lendo

Gráfico pizza giratório

Crie um gráfico giratório com três cores diferentes. Desenhe um círculo de 6 cm em um pedaço de cartolina branca ou papel cartão. O círculo pode ser desenhado com um compasso ou com uma tampa, fazendo seu contorno no papel. Use um lápis e uma régua para dividi-lo em seis seções triangulares, para que se pareça com um gráfico pizza. Os setores devem ser de tamanho igual. Pinte-os de vermelho, azul e verde, alternando as cores. Opcionalmente, imprima um gráfico já feito e cole-o na cartolina. Insira um lápis no meio do círculo e grude com fita, para que não caia. Coloque o lápis entre as palmas das mãos e gire, para misturar as cores. Quando estão se movendo, as cores parecerão cinzentas, já que o cérebro tenta combiná-las. Tente girar o dispositivo em velocidades diferentes.

Girador do efeito de cores de Fechner

O efeito de cores de Fechner é quando o cérebro é enganado a ver cores em um padrão móvel preto e branco. Para demonstrar isso, crie outro gráfico pizza e divida-o em seis seções. Pinte três de preto, alternando com as seções brancas. Nas seções brancas, desenhe quatro linhas paralelas que vão do fundo ao lado esquerdo delas. As quatro linhas não devem passar do meio do triângulo e devem ter melo menos 1 mm de distância entre elas. Desenhe linhas semelhantes no lado superior direito. Use o mesmo procedimento para as outras duas partes brancas. Corte com uma tesoura e coloque, com fita, o lápis no cento do círculo. Gire o dispositivo em um sentido, para ver as cores. Inverta a direção do giro e as cores mudarão. As cores e os efeitos são, normalmente, diferentes para cada indivíduo.

Ilusões de contraste

Corte quatro quadrados de papel de construção vermelho. O tamanho não importa, desde que tenham as mesmas dimensões. Corte três quadrados de papel de construção cinza. Cole um quadrado vermelho nos papéis azul, preto e cinza. Da mesma forma, cole um quadrado cinza neles. Finalmente, cole um quadrado vermelho e um cinza no papel branco. Compare o vermelho que está no quadrado branco aos outros e faça o mesmo com o cinza. Faça isso movendo-os, para que fiquem lado a lado. Em alguns casos, os objetos irão parecer mais escuros ou que estão vibrando. Por exemplo, mova o quadrado vermelho que está no branco para perto do que está no preto. O que está no preto parecerá mais escuro do que o que está no branco. E o que está no azul parecerá estar se mexendo.

Ilusão de movimento

Pegue uma folha de papel em branco. Use caneta marcadora preta e uma régua para desenhar uma barra sólida a cerca de 4 cm do topo. A barra deve se estender sobre toda a largura do papel e ter uma altura de, pelo menos, 2 cm. Enrole o papel, para que a barra fique do lado de fora, depois balance-o lateralmente. O cérebro vê um arco formado, já que é incapaz de ver o movimento da mão rápido o suficiente. Como variação, não preencha a barra totalmente, deixe duas linhas dentro dela.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media