A importância dos jogos na educação

Escrito por a. low | Traduzido por pablo souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância dos jogos na educação
Jogar na sala de aula aprimora as habilidades de memória (child's game image by Natalia Pavlova from Fotolia.com)

Enquanto a maioria das crianças prefere jogar "O mestre mandou", nas salas de aula francesas elas sentam caladas e conjugam verbos por uma hora. A efetividade de jogos na educação é discutível. David Moursund, professor de didática na Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, diz que "jogos propiciam um tipo de ambiente de aprendizado que pode ajudar a lidar com uma gama de situações em que é preciso resolver problemas". Por outro lado, Moursund cita a pesquisa contrária de Cristina Conati, agora professora na Universidade da Colúmbia Britânica, e Maria Klawe, agora presidente do Colégio Harvey Mudd na Califórnia, que dizem que um jogo geralmente não é suficiente para completar as necessidades de aprendizado e instrução dos estudantes.

Outras pessoas estão lendo

Jogos em equipe

Os jogos mais usados na educação são os que têm como objetivo o relacionamento entre duas pessoas ou uma equipe. Nancy Zulick, professora de didática especial no estado do Novo México, diz que os jogos em equipe são primordiais para uma sala de aula que foque no aprendizado das crianças, porque eles ensinam a criança a dar valor ao sucesso de um grupo em detrimento ao seu próprio. Esse feito é mais comum em esportes, aulas fora de sala e qualquer atividade em sala que divida a turma em duas equipes. Na saula de aula, onde os jogos em equipe podem não ter informações instrutivas, eles compensam por ensinar habilidades de comunicação e cooperação.

Jogos de cartas e tabuleiro

Jogos de tabuleiro, jogos de carta e outro tipos de atividades individuais são grandes motivadores na educação, de acordo com o Centro de Recursos da Ciência da Educação na Universidade de Carleton. Tais jogos ensinam aos alunos como aprender de seus erros e a completar metas, além de serem divertidos. Moursund diz que embora os jogos sejam um suplemento da educação, a melhor maneira de se aprender é alguém ensinando diretamente para as crianças. Por exemplo, se uma sala joga bingo usando conteúdo didático, as crianças provavelmente não lembrarão o conteúdo, e sim aprenderão a jogar bingo. Uma melhor solução seria um jogo de perguntas no qual a meta seria lembrar fatos.

Jogos eletrônicos

Jogos de computador ou videogame estão se tornando mais aceitáveis no ambiente escolar, de acordo com os pesquisadores Michael Young, P. G. Schrader e Dopping Zheng. A maioria dos estudantes de hoje passa mais tempo jogando videogame do que assistindo a televisão, lendo livros ou vendo filmes. Moursund diz que por terem um pouco de conhecimento sobre jogos eletrônicos, a maioria dos estudantes terá mais facilidade para aprender neles do que em uma sala de aula típica.

"Edutenimento"

À medida que as tecnologias avançam e as crianças são expostas a games, televisão e à internet cada vez mais cedo, os educadores se tornam mais interessados em "edutenimento" ou a combinação de educação e entretenimento. A revista "Education Weekly's Digital Directions Magazine" relata que usar a tecnologia no ambiente escolar é muito útil quando os estudantes estão aprendendo tópicos complexos, porque ela desenvolve habilidades cognitivas.

Desvantagens do edutenimento

Apesar de a maioria dos professores concordar que há benefícios no uso de jogos eletrônicos na educação, muitos não receberam o treinamento adequado como jogadores para usá-los em seu currículo. Digital Directions diz que os benefícios do uso de jogos só pode se estender a professores com conhecimento na área. É essencial para o professor saber sobre jogos antes de aplicá-los em sala, já que a maioria dos estudantes não consegue relacionar os jogos a um aprendizado específico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível