A importância do recreio para o desenvolvimento das crianças

Escrito por john mcdaniel | Traduzido por débora cussiol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância do recreio para o desenvolvimento das crianças
O recreio permite que as crianças desenvolvam suas habilidades sociais e de interatividade (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O recreio pode parecer um desperdício de tempo no qual os alunos brincam em vez de estudar, mas seus benefícios são muitos. A hora do recreio é importante em termos de seu papel no desenvolvimento social, exercícios físicos e função intelectual. De um intervalo controlado e supervisionado, as crianças podem tirar um grande proveito ao deixar a sala de aula por uma hora ou mais a cada dia.

Outras pessoas estão lendo

Desenvolvimento social

Antes de entrar no sistema escolar as crianças tem contato com no máximo quatro ou cinco colegas da mesma idade, já na escola encontram centenas de outros estudantes da mesma idade. Por isso ela é fundamental para o desenvolvimento social dos estudantes, pois é lá que eles aprendem a interagir com os outros, se comunicar de forma eficaz, além de construir sua auto-estima. A interação social é desaprovada na maioria das salas de aula, no entanto, o recreio oferece uma boa oportunidade para que as crianças interajam e aprendam as habilidades sociais que precisarão mais tarde na vida.

Encorajando estilos de vida mais saudáveis

Como resultado da crise de obesidade nos Estados Unidos, muitas escolas estão aumentando seu tempo de recreio para incentivar os alunos a fazerem exercícios diários e rotineiros. O intervalo oferece uma boa oportunidade para que as crianças façam exercícios cardiovasculares, que podem reduzir a pressão arterial e o risco de excesso de peso. Alguns recreios têm atividades planejadas, que podem forçar os alunos que não costumam se exercitar a participarem.

Permite atividades extracurriculares

O recreio serve como oportunidade para que os alunos façam atividades extracurriculares, tais como: música, esportes, dança ou teatro. O recreio em uma idade precoce pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades especializadas, ajudando-os a construir uma base para suas futuras carreiras ou passatempos.

Ajuda com o aprendizado

A hora do intervalo também pode melhorar a qualidade da aprendizagem na sala de aula. Em um estudo de 2011, intitulado "Recreio, educação física, e os resultados dos alunos do ensino fundamental", três estudantes de diferentes universidades examinaram a correlação entre os resultados das provas e o tempo de recreio de jovens estudantes. O estudo constatou que, apesar de o recreio fazer com que os alunos passem algum tempo fora da sala de aula, ele permite que os alunos gastem energia, o que os torna mais propensos a se comportar e prestar atenção na aula. O intervalo também força os jovens estudantes a trabalhar suas habilidades de comunicação, e, pelo fato destas competências serem ensinadas na escola primária, o desenvolvimento dos alunos nesta área também aumentou o padrão das notas das provas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível