A importância do sono para os adolescentes

Escrito por jodi strehlow | Traduzido por henry alfred bugalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância do sono para os adolescentes
Falta de sono afeta adolescentes na escola (Jetta Productions/Lifesize/Getty Images)

Os adolescentes precisam de uma quantidade suficiente de sono para um aprendizado eficaz e uma boa saúde física. Psicólogos descobriram que adolescentes precisam de pouco mais de 9 horas de sono cada noite. Uma pesquisa sobre sono da Escola de Medicina da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, com mais de 3.000 alunos do ensino médio, revelou que apenas 15% dos estudantes dormem oito horas e meia ou mais por noite. Sono insuficiente causa rendimento acadêmico fraco e problemas comportamentais.

Outras pessoas estão lendo

O sono afeta habilidades de aprendizado

Há duas principais fases do sono — movimento não-rápido dos olhos (NREM) e movimento rápido dos olhos (REM). O NREM ocorre imediatamente após adormecer e leva ao sono REM. O sono NREM também ocorre após completar o sono REM. Os padrões de sono NREM e REM ocorrem repetidamente durante a noite (veja na referência 5).

Os cientistas ainda não conseguem explicar a exata função de cada padrão de sono. Contudo, evidências a partir de vastas pesquisas sugerem que os ciclos de sono estão conectados à memória e a falta de sono reduz habilidades de aprendizado, de acordo com a Divisão de Medicina do Sono da Escola de Medicina de Harvard (healthysleep.med.harvard.edu). A retenção de memória está vinculada ao sono REM. O aprendizado visual parece depender da quantidade e duração dos ciclos de sono.

A importância do sono para os adolescentes
Interromper ciclos de sono afeta a retenção de memória (Photodisc/Digital Vision/Getty Images)

Padrões de sono dos adolescentes

Os padrões de sono dos adolescentes são diferentes dos adultos. Adolescentes são biologicamente propensos a dormir. Síndrome do atraso das fases do sono, um transtorno de sono comum em adolescentes, faz com que adolescentes fiquem despertos até tarde da noite e durmam demais de manhã. O especialista em sono Dr. James B. Maas da da Universidade de Cornell acredita que fazer com que adolescentes despertem cedo para a escola é sem sentido porque "a sobrecarga para ir dormir substitui qualquer possibilidade de prontidão, cognição, memória ou compreensão".

A importância do sono para os adolescentes
A puberdade influencia os adolescentes a ficarem acordados durante a noite e dormirem até mais tarde (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Rendimento acadêmico e mental

A pesquisa mostra uma correlação direta entre falta de sono e notas baixas. Um estudo da University of Minnesota mostra que adolescentes que tiveram tempo adequado de sono e começaram a escola mais tarde no dia obtiveram notas ligeiramente melhores. Falta de sono causa falta de concentração e foco, problemas de retenção de memória e problemas para resolver questões.

Ninguém deveria dirigir cansado, contudo, adolescentes são especialmente vulneráveis. A Administração Nacional de Segurança de Tráfego relata que tontura e fadiga causam mais de 100.000 acidentes por ano, mais da metade destes acidentes é causado por condutores jovens.

A importância do sono para os adolescentes
Pais não deveriam deixar jovens com falta de sono dirigir (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Bem-estar físico e emocional

O sono permite que células se reparem e estimula os sistemas imunológico e nervoso. Em adolescentes, o sono libera hormônios de crescimento que auxiliam no desenvolvimento dos ossos, tecidos e novas células sanguíneas. Falta de sono pode causar espinhas e outros problemas de pele, além de maus hábitos alimentares e ganho de peso. Também pode causar enxaqueca de tensão em adolescentes e afetar as aptidões de motricidade global e coordenação. Adolescentes que não dormem o bastante podem ser tornar excessivamente emotivos, irritados e agressivos. Condições mentais severas, como depressão e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) também podem estar associadas ao transtornos de sono.

A importância do sono para os adolescentes
Falta de sono pode causar o surgimento de espinhas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível