Infecção ocular por HPV

Escrito por alexander kennard | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Infecção ocular por HPV
O HPV pode causar verrugas embaraçosas nos olhos (eye image by Pali A from Fotolia.com)

O papilomavírus humano (HPV) é um dos vírus mais comuns no mundo. Em vez de ser um vírus único, o HPV é na realidade um agrupamento de mais de 100 vírus que afetam diferentes áreas do corpo e se manifestam de modos diversos. Algumas cepas de HPV não apresentam sintomas externos, e normalmente se manifestam como verrugas na pálpebra.

Outras pessoas estão lendo

Aparência

Verruga é uma protuberância grosseira da pele. Geralmente tem um grau de coloração distinta da pele circundante e costuma ser indolor. A cepa de HPV que afeta os olhos normalmente causa as verrugas planas, que são pequenas, lisas e irrompem em grande número, e as filiformes, ou seja, com forma filamentar. As verrugas planas são mais comuns em crianças que em adultos.Os olhos infectados por HPV em geral não estão em risco de terem sintomas mais graves que as verrugas.

Disseminação

A prevenção do HPV é quase impossível. Todavia, as verrugas palpebrais podem se espalhar rapidamente, sendo fácil a transmissão do vírus pelos dedos que entraram em contato com um olho infectado. Por essa razão, é melhor se livrar o mais rápido possível das verrugas. Há muitas maneiras de fazer isso.

Remédios

Os remédios caseiros incluem a aplicação de vinagre, casca de banana e extratos naturais, como óleo de melaleuca, óleo de dente-de-leão e serralha-branca às verrugas. Um remédio muito eficaz parece ser a terapia de oclusão com fita adesiva, que é aplicada em cima delas durante semanas a meses, segundo o site americano DocShop.com. No entanto, muitas pessoas com verrugas nas pálpebras prefeririam não lhes aplicar fitas adesivas. A maioria dos remédios caseiros não foi testada cientificamente, e os resultados não são garantidos.

Produtos farmacêuticos

Existem também muitos produtos farmacêuticos de venda livre destinados a eliminar verrugas. Normalmente, esses produtos envolvem o uso de ácido salicílico para queimá-las, ou nitrogênio líquido ou dióxido de carbono para o seu congelamento (crioterapia). Como o olho é uma área sensível, é melhor procurar produtos destinados a verrugas. Não se deve, em nenhuma circunstância, tentar cortá-las da pele. Isto não só é perigoso pela proximidade do olho, como também as verrugas podem simplesmente crescer de novo ou infeccionar.

Remoção de verrugas

Existem muitos procedimentos à escolha de um dermatologista para a remoção de verrugas palpebrais. Eles podem também tentar queimá-las ou aplicar crioterapia, usando misturas fortes de produtos químicos disponibilizados sem receita. Podem injetar substâncias químicas em torno da área verrucosa para estimular o sistema imunológico a combater o vírus HPV, seu causador. A cirurgia a laser também é uma opção para queimar verrugas, embora quando elas se localizam nas pálpebras esta opção cause preocupações com a segurança.

Considerações

Você deve consultar um médico antes de tomar quaisquer decisões referentes ao tratamento de verrugas. Para aquelas localizadas nas pálpebras, tão perto dos olhos, é importante usar com extremo cuidado os remédios caseiros e os produtos para a sua remoção. Se as verrugas mostrarem sintomas estranhos, como secreção e sangramento sem razão, contate o seu médico imediatamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível