Infecções nas cutículas das unhas

Escrito por veronica davis | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

As infecções nas cutículas das unhas são bem comuns. Se você nunca teve uma, talvez não saiba o que está lhe afetando quando ela aparecer, porque elas podem ser muito doloridas e, se não forem tratadas, podem ficar bem sérias. O tratamento precoce levará ao melhor prognóstico de uma infecção desse tipo.

Outras pessoas estão lendo

Causa

Uma infecção na cutícula das unhas geralmente é causada por uma lesão no local, que pode ser resultado de radícula que se rompeu ou foi cortada, ou até mesmo causada por empurrar ou remover as cutículas. A infecção pode ser causada por fungos ou bactérias, já que ambos podem adentrar a lesão, fazendo com que todo o local fique inflamado, dolorido e infectado. A paroníquia é o tipo mais comum dessa infecção.

Sintomas

Os sintomas de uma infecção das cutículas variam de pessoa para pessoa, mas geralmente começam com uma área avermelhada em volta da unha. Então, ela ficará vermelha e sensível, e bolhas de pus podem aparecer. Todo esse processo pode levar alguns dias ou os sintomas podem aparecer de repente e serem doloridos desde o início.

Tratamento

Geralmente, um médico qualificado pode realizar o diagnóstico apenas olhando a área infectada. Alguns médicos ainda preferirão pedir um exame laboratorial para determinar se a infecção é bacteriana ou fúngica. Para isso, o pus que está presente é drenado e examinado em um laboratório.

Se você descobrir que tem uma infecção bacteriana, precisará mergulhar a área infectada em água quente três vezes por dia para ajudar com a dor e com a inflamação. Além disso, seu médico pode prescrever antibióticos após cortar e drenar a lesão, se houver uma.

Se a infecção for fúngica, seu médico geralmente prescreverá uma medicação antifúngica, provavelmente em forma de spray ou creme. Simplesmente lave as mãos, aplique o medicamento e mantenha-as limpas durante o processo de cura para evitar contrair uma infecção secundária.

Prevenção/Solução

É possível prevenir as infecções de cutícula. Para isso, você deve cuidar adequadamente das mãos e das unhas. Não morda, roa ou rompa a cutícula ou a pele em volta da unha. Quando estiver lavando a louça ou mergulhando as mãos em água, proteja-as com luvas de borracha para evitar lesões e as bactérias e fungos que podem causar infecções.

Possíveis complicações

As infecções na cutícula geralmente se curam logo após o tratamento com um médico, mas ocasionalmente existem algumas complicações mais sérias. Primeiro, você pode sofrer com um abscesso no leito ungueal ou em volta da unha, o que talvez faça com que a unha precise ser removida ou até se solte sozinha para que a infecção se cure. Outra complicação de cuidados é que a infecção, se não for detectada logo, pode passar do nível da pele e atingir os tecidos musculares e os ossos. Felizmente, essas complicações mais sérias são muito raras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível