Informações sobre a eficiência dos filtros de óleo automotivos

Escrito por paul novak | Traduzido por ludmyla dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre a eficiência dos filtros de óleo automotivos
Classificações de filtro de óleo podem ser confusas na melhor das hipóteses e enganosa na pior delas (tools image by CraterValley Photo from Fotolia.com)

Localizar informações sobre a eficiência dos filtros de óleo automotivos é uma tarefa um tanto confusa. Fabricantes de filtros de óleo variam no modo como calculam a taxa de eficiência de filtração de seus produtos e poucos fornecem informações detalhadas sobre como essas classificações são criadas. Determinar o melhor filtro para a sua necessidade requer várias considerações. Se você entender o que as diferentes classificações atribuídas aos filtros de óleo querem dizer, você será mais capaz de escolher o filtro ideal para o seu veículo.

Outras pessoas estão lendo

Classificação de micragem

Um "micron" é uma unidade de medida para pequenas partículas. A classificação de micragem tem sido um caminho comumente utilizado para demonstrar o quão bem um filtro de óleo limpa partículas contaminantes de óleo. Esta classificação não é um bom indicador da verdadeira eficiência de um filtro de óleo, uma vez que ela é baseado em fatores não padronizados atribuídos pelos fabricantes. Um fabricante pode determinar a eficiência do seu filtro assumindo uma classificação de 15 mícrons para o seu elemento de filtro, enquanto o outro pode atribuir o mesmo elemento do filtro a uma classificação de micragem de apenas 2. Isto é enganador porque, embora o filtro possa remover partículas de apenas 2 mícrons de tamanho, partículas grandes com 200 mícrons ainda podem passar. Este método de avaliação leva à inconsistência entre as classificações dos filtros oferecidos por diferentes fabricantes, uma vez que não existe um padrão comum para julgar a verdadeira eficiência das várias marcas.

Classificação absoluta

A "classificação absoluta" baseia-se na partícula de maior dimensão que pode passar através de um filtro. Se o filtro tem uma classificação absoluta de 20 mícrons, as partículas maiores que isso não passarão através dela. Apesar de ser considerado um método de classificação melhor do que a anterior ele ainda é baseado no elemento filtrante e nas classificações de mícrons arbitrários atribuídos pelos fabricantes, e como resultado, também não tem padrões confiáveis ​​para fazer comparações.

Classificação Beta

A "classificação beta" é derivada de um teste padronizado concebido para medir a capacidade de filtração de um filtro fino. Este teste fornece uma medida confiável de qualquer característica dos elementos de filtragem. Uma vez que este teste mede a capacidade de filtração real do filtro independente de quaisquer padrões atribuídas ao elemento, é considerada uma das classificações mais precisas disponíveis.

Teste

Cada fabricante de filtro de óleo tem seu próprio método preferido de testar a eficiência dos seus produtos. Alguns fabricantes utilizam um método em uma única etapa, onde o óleo é passado através do filtro uma vez e, em seguida, verificados quantas partículas foram removidas. Este teste é utilizado para determinar a classificação de micragem de um filtro e é considerada a menos confiável. Outros usam um método em múltiplas etapas, em que o óleo é passado através de um filtro repetidamente e as partículas totais removidas são então determinadas. O método em múltiplas etapas é considerado o teste mais eficaz da eficiência de um filtro e é referida como "classificação beta".

Classificação global

Nenhuma das classificações dão um resultado completo ou total dos filtros de óleo testados. Além do tamanho e quantidade das partículas removidas, os filtros também variam na quantidade total de contaminantes que possam reter e como eles mantêm a sua eficiência com o tempo de uso e ao desgaste durante a utilização. A avaliação beta dá uma aproximação da eficiência de um filtro, e fornece uma estimativa da sua capacidade total de retenção de contaminantes também, o que aumenta ainda mais a sua eficácia e é tido como método preferido de teste.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível