Como inserir sinais de pontuação nas palavras digitadas

Escrito por allison horky | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como inserir sinais de pontuação nas palavras digitadas
Os sistemas Windows devem ser reconfigurados para produzir letras acentuadas com a combinação de duas teclas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Muitos idiomas requerem pontuação ou acentos acima de suas letras para que a palavra seja pronunciada e lida corretamente. Um teclado padrão dos EUA não inclui essas letras em nenhuma de suas teclas. Há duas maneiras de inserir letras acentuadas em textos usando o sistema operacional Windows: com códigos ocultos ou configurando o teclado para reconhecer as combinações de teclas. Caso esteja usando o Windows, é necessário alterar a configuração do teclado para reconhecer as teclas. Os Macs já estão configurados para responder às combinações de teclas que produzem letras com acento.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Usando códigos ocultos

  1. 1

    Consulte uma tecla (veja Recursos) que define que código está relacionado a cada letra acentuada. Cada letra acentuada tem um código único digitado enquanto a tecla "Alt" está pressionada. Isso só é usado em sistemas operacionais Windows.

  2. 2

    Identifique qual código corresponde à letra acentuada que deseja digitar. Coloque o cursor onde a letra deverá ser inserida. Note que letras maiúsculas e minúsculas têm códigos diferentes, mesmo que seja a mesma letra com acento.

  3. 3

    Mantenha pressionada a tecla "Alt", localizada na linha inferior de um teclado padrão norte-americano. Digite o código de quatro letras associado à letra acentuada que gostaria de inserir. Caso sua letra não apareça, use o teclado numérico, localizado à direita do teclado com as letras, visto que os números superiores nem sempre funcionam. Tente usar a outra tecla "Alt" se a primeira não funcionar.

    Como inserir sinais de pontuação nas palavras digitadas
    Pressionar a tecla "Alt" ao digitar um código único produz letras acentuadas (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

    Reconfigurando seu teclado no Windows XP

  1. 1

    Efetue o login no Windows XP e clique no botão "Iniciar", no canto inferior esquerdo. Abra o "Painel de Controle". Geralmente, ele está localizado na coluna da direita.

  2. 2

    Clique no ícone "Data, Hora e Opções Regionais". Clique mais especificamente em "Opções de Região e Idioma". Uma nova janela se abrirá.

  3. 3

    Clique no botão "Detalhes", abaixo da guia "Idiomas". Selecione o botão "Adicionar" para abrir uma nova janela.

  4. 4

    Selecione "United States-International" (Estados Unidos - Internacional), localizado em um menu suspenso em forma de teclado. Clique em "OK" e, em seguida, em "Aplicar" para salvar as alterações.

  5. 5

    Digite os caracteres acentuados que você precisa. Serão usadas apenas duas combinações de teclas para fazer as letras. Por exemplo, pressionar a tecla de apóstrofo ('), mais a letra "a" produzirá um "a" acentuado, "á". Note que não acontece nada ao pressionar a tecla de apóstrofo (') e a de aspas ("), já que, agora, o teclado está projetado para responder a uma letra após o pressionamento dessas duas teclas. Tecle a barra de espaço após o apóstrofo e as aspas para inserir o caractere.

Dicas & Advertências

  • Nos Macs, pressione a tecla "Opções", digite a letra "e" e, em seguida, a letra que precisa do acento. Não é necessário configurar o teclado.
  • Os códigos ocultos não funcionam nos Macs.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível