Mais
×

Como inserir sinais de pontuação nas palavras digitadas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitos idiomas requerem pontuação ou acentos acima de suas letras para que a palavra seja pronunciada e lida corretamente. Um teclado padrão dos EUA não inclui essas letras em nenhuma de suas teclas. Há duas maneiras de inserir letras acentuadas em textos usando o sistema operacional Windows: com códigos ocultos ou configurando o teclado para reconhecer as combinações de teclas. Caso esteja usando o Windows, é necessário alterar a configuração do teclado para reconhecer as teclas. Os Macs já estão configurados para responder às combinações de teclas que produzem letras com acento.

Instruções

Os sistemas Windows devem ser reconfigurados para produzir letras acentuadas com a combinação de duas teclas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

    Usando códigos ocultos

  1. Consulte uma tecla (veja Recursos) que define que código está relacionado a cada letra acentuada. Cada letra acentuada tem um código único digitado enquanto a tecla "Alt" está pressionada. Isso só é usado em sistemas operacionais Windows.

  2. Identifique qual código corresponde à letra acentuada que deseja digitar. Coloque o cursor onde a letra deverá ser inserida. Note que letras maiúsculas e minúsculas têm códigos diferentes, mesmo que seja a mesma letra com acento.

  3. Mantenha pressionada a tecla "Alt", localizada na linha inferior de um teclado padrão norte-americano. Digite o código de quatro letras associado à letra acentuada que gostaria de inserir. Caso sua letra não apareça, use o teclado numérico, localizado à direita do teclado com as letras, visto que os números superiores nem sempre funcionam. Tente usar a outra tecla "Alt" se a primeira não funcionar.

    Pressionar a tecla "Alt" ao digitar um código único produz letras acentuadas (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

    Reconfigurando seu teclado no Windows XP

  1. Efetue o login no Windows XP e clique no botão "Iniciar", no canto inferior esquerdo. Abra o "Painel de Controle". Geralmente, ele está localizado na coluna da direita.

  2. Clique no ícone "Data, Hora e Opções Regionais". Clique mais especificamente em "Opções de Região e Idioma". Uma nova janela se abrirá.

  3. Clique no botão "Detalhes", abaixo da guia "Idiomas". Selecione o botão "Adicionar" para abrir uma nova janela.

  4. Selecione "United States-International" (Estados Unidos - Internacional), localizado em um menu suspenso em forma de teclado. Clique em "OK" e, em seguida, em "Aplicar" para salvar as alterações.

  5. Digite os caracteres acentuados que você precisa. Serão usadas apenas duas combinações de teclas para fazer as letras. Por exemplo, pressionar a tecla de apóstrofo ('), mais a letra "a" produzirá um "a" acentuado, "á". Note que não acontece nada ao pressionar a tecla de apóstrofo (') e a de aspas ("), já que, agora, o teclado está projetado para responder a uma letra após o pressionamento dessas duas teclas. Tecle a barra de espaço após o apóstrofo e as aspas para inserir o caractere.

Dicas

  • Nos Macs, pressione a tecla "Opções", digite a letra "e" e, em seguida, a letra que precisa do acento. Não é necessário configurar o teclado.
  • Os códigos ocultos não funcionam nos Macs.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article