Como instalar uma bomba de água num poço profundo

Escrito por susan bolich | Traduzido por sonia oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Instalar uma bomba submergível não é um projeto tão assustador como pode soar. Uma bomba de tirar água de profundidade instalada a 152 metros é colocada exatamente da mesma maneira que uma a 15 metros, com a exceção de que poços mais profundos precisam de tubos mais fortes, geralmente galvanizados. Contudo, quando se trata da fiação e da colocação, os métodos básicos são os mesmos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Bomba submergível adequada para a profundidade do seu poço
  • Caixa de controle da bomba com a mesma potência da bomba
  • Tocha de propano
  • Conectores de tubagem termorretrátil
  • Conectores "crimp"
  • Braçadeiras para cabo plástico
  • Alicate ou cortador de arame
  • Tubo de 3.5 cm plástico ou galvanizado
  • Metal de 3.5 cm para encaixe de plástico
  • Corda de segurança com 0.95 cm

Lista completaMinimizar

Instruções

    Encontre a bomba certa

  1. 1

    Certifique-se de que a tubulação do poço é suficientemente larga para acomodar uma bomba submergível de 10.16 cm.

  2. 2

    A profundidade de seu poço e o comprimento da linha de água do poço à casa determinarão o quão grande sua bomba precisa ser. Se você não souber a profundidade do seu poço, deixe cair pelo poço algo pesado preso a um fio com pelo menos 122 a 152 metros de comprimento até que bata no fundo. A seguir, marque o fio com fita adesiva ao nível do chão.

  3. 3

    Subtraia 3 metros de profundidade do poço para manter a bomba livre de sedimentos no fundo do poço. A seguir, verifique as várias avaliações das bombas disponíveis para encontrar uma bomba que seja adequada para a profundidade de que necessita.

  4. 4

    Se você estiver bombeando para a casa, em sentido ascendente, ou ao longo de uma grande distância, você pode precisar de uma bomba ainda maior. Chame um perito em bombas para o ajudar, se necessário.

  5. 5

    Quando você tiver se decidido na bomba correta, compre uma caixa de controle da bomba da mesma avaliação. Se sua bomba tiver 1 118.54 watts, você precisará de um controlador da bomba de 1 118.54 watts.

    Monte a bomba e os tubos

  1. 1

    Com os tubos e a bomba na terra ao lado do poço, envolva as roscas do adaptador macho farpado de 3.5 cm com fita de rosca e enfie-a no alto da bomba.

  2. 2

    Deslize duas braçadeiras de mangueira sobre o encaixe. Se você estiver usando um prendedor de torque, deslize também as duas braçadeiras para o prendedor sobre o encaixe.

  3. 3

    Trabalhe a extremidade do seu tubo de PVC no adaptador farpado. Você precisará de pelo menos 3.66 metros de tubo de 3.5 cm em PVC 80 para unir à bomba. Se você estiver usando tubo em PVC até em cima do poço, esta etapa aplica-se a cada um deles.

  4. 4

    Use as duas braçadeiras de mangueira para apertar a mangueira ao encaixe. Todo o sistema deve ser à prova de água ou a bomba não trabalhará.

  5. 5

    Aperte o prendedor de torque aos tubos em PVC a cerca de 10 cm acima do encaixe. Envolva a fita adesiva elétrica em torno dos tubos, acima e abaixo do prendedor de torque, para impedi-lo de deslizar no tubo, para cima ou para baixo, quando a bomba for abaixada no poço.

  6. 6

    Ao comprar os seus tubos, determine se você usará um adaptador "pitless" no revestimento do poço ou algum outro tipo de encaixe para unir a tubulação do poço ao tubo de descarga no alto da tubulação. Você precisará instalá-los antes de introduzir a bomba no poço.

    Ligação elétrica (bomba)

  1. 1

    O tamanho do fio que você vai passar do controlador da bomba ao poço deve combinar com as especificações do fabricante, porque os fios muito pequenos causam uma voltagem de arranque baixa, levando ao desgaste desnecessário e ao rasgo na bomba, possivelmente anulando a garantia.

  2. 2

    Se você não tiver a certeza de como prosseguir com a fiação, chame um eletricista qualificado.

  3. 3

    As ligações de fio da bomba estão codificadas em preto, amarelo, vermelho e verde (terra). Você precisa uni-las às ligações de fio correspondentes da caixa de controle na casa de bomba. Estas correm provavelmente debaixo do solo ou suspensas ao seu poço.

  4. 4

    Deslize um dos conectores de tubo retráteis pretos sobre cada "pigtail" (rabo de porco) que vem da bomba. Isso inclui o fio-terra verde, que deve ser ligado ao fio-terra da caixa de controle.

  5. 5

    Use as conexões "crimp" para ligar cada cor de fio à sua semelhante.

  6. 6

    Deslize os conectores retráteis pretos sobre os fios expostos, crimpados, e use uma tocha de propano para encolher os tubos. Não deixe que os tubos se toquem durante o aquecimento e não encolha muito. Isso pode fazer furos nos tubos ou fazer com que se tornem frágeis.

  7. 7

    Use um balde de água e de um ohmímetro para testar a continuidade. Submerja as emendas completamente, deixando as extremidades destapadas que ligam ao controlador da bomba fora do balde.

  8. 8

    Ajuste o ohmímetro para zero.

  9. 9

    Submerja uma das ligações do ohmímetro na água e toque na outra até as extremidades destapadas de cada fio, uma após a outra. Se o medidor ler a infinidade, as emendas estão boas.

  10. 10

    Se a agulha do ohmímetro se deslocar para o zero em algum fio, a emenda não é à prova de água. Para descobrir onde está o problema, puxe o fio lentamente para fora do balde, deixando a ligação do ohmímetro a tocar na extremidade destapada. Quando a agulha virar para a infinidade, você encontrou o problema.

  11. 11

    Repare a ligação com um jogo de emendas e teste-a outra vez.

  12. 12

    Fixe os fios que descem pelo poço até ao tubo, com poucos centímetros de distância, usando a fita adesiva elétrica ou braçadeiras para cabo. Não estique o fio firmemente, pois ele precisa de alguma folga. Proteja as emendas expostas com fita adesiva elétrica para impedir que raspem o revestimento do poço ou a tubulação.

    Colocando a bomba

  1. 1

    Antes de começar a instalar a bomba, tenha sua corda de segurança no lugar. A corda de segurança é uma corda fina e forte com a mesma profundidade do poço. Amarre uma extremidade ao ilhó de segurança no alto da bomba e a outra ao encaixe dentro da tampa do poço. Pelo fato de essa ser a sua segurança para não perder a bomba poço abaixo, não poupe na qualidade da corda e teste os seus nós.

  2. 2

    Para os poços mais rasos que usam tubos de PVC, você pode provavelmente fazer o trabalho com três ou quatro pessoas: um para guiar a bomba poço abaixo e os outros para estabilizar e introduzir o tubo no revestimento do poço.

  3. 3

    Para poços profundos, especialmente se os tubos forem galvanizados, você precisará de algo para suportar o peso dos tubos, geralmente um tripé capaz de suportar o sistema de alavancagem, conseguindo, assim, suportar a bomba na sua corda de segurança. Para instruções detalhadas sobre como construir um tripé e uma braçadeira de pé, veja Recursos.

  4. 4

    Use o sistema de alavancagem para baixar o conjunto de tubos para dentro do poço e suportá-lo enquanto você monta cada seção.

  5. 5

    Não baixe a bomba até ao fundo do poço porque vai entupir e queimar rapidamente. Coloque-a a pelo menos 3 metros acima do fundo.

  6. 6

    No alto do poço, una o tubo adaptador "pitless" já instalado, se você estiver usando um, ou una o tubo ao tubo de descarga acima do selo do poço.

    Na casa da bomba

  1. 1

    As extremidades longas de fio que vão da alimentação do poço até o controlador da bomba devem ter a mesma avaliação de potência que a sua bomba ou ela não trabalhará corretamente.

  2. 2

    Os parafusos dentro da caixa de controle estão etiquetados para corresponder aos fios da bomba (L1, L2, R, Y, B). Se você não tiver a certeza de como ligar a bomba sozinho, chame um eletricista certificado; do contrário, aloque os fios nas conexões apropriadas e aperte os parafusos.

  3. 3

    Ligue o fio verde à base do sistema ou à barra de base da caixa do painel.

  4. 4

    A maneira como a caixa de controle se ajusta ao resto do seu sistema de água dependerá de a bomba estar descarregando diretamente para uma cisterna ou correndo através de um tanque de pressão. Siga as instruções do fabricante no tanque de pressão ou chame um eletricista para o ajudar a determinar a melhor maneira de incorporar o seu controlador da bomba no seu sistema particular.

Dicas & Advertências

  • Desligue toda a energia para a bomba e para a caixa de controle antes de começar. Se tiver dúvidas, chame um eletricista certificado ou um especialista em bombas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível