Mais
×

Como instalar painéis solares por conta própria

Atualizado em 23 março, 2017

À medida que aumenta o preço das várias formas de energia, muitas pessoas estão buscando alternativas para o fornecimento de eletricidade para suas casas. Os painéis solares instalados no telhado captam a energia do sol e a convertem em eletricidade para alimentar lâmpadas, aparelhos domésticos e outros dispositivos. Se você está construindo uma casa nova ou simplesmente deseja aumentar a eficiência energética atual, a instalação de painéis solares pode ser feita sem precisar contratar um especialista.

Instruções

Os painéis solares captam energia até mesmo em dias nublados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha e compre o tipo de painel solar que deseja instalar. Os painéis podem ser encontrados em várias cores para combinar com o seu telhado, bem como em diferentes potências medidas em quilowatts. Podem ser comprados de fabricantes como a Mitsubishi Electric ou Evergreen. Verifique se seus painéis vêm acompanhados dos suportes de montagem.

  2. Decida onde os painéis solares serão posicionados, com base na exposição ao sol e na estética. A maioria das casas recebe a maior parte do sol ao longo do dia no lado sul, mas o lado oeste também é uma opção aceitável. Evite instalar os painéis no lado norte da casa.

  3. Encontre os caibros do telhado usando o detector de obstáculos. Marque a distância entre eles de modo que possa visualizar as marcas claramente quando estiver instalando os suportes dos painéis.

  4. Fure nos locais marcados, onde os suportes serão posicionados, utilizando uma furadeira elétrica e broca com tamanho comparável ao dos parafusos que acompanham os suportes.

  5. Instale os suportes nos furos, parafusando-os com a parafusadeira. Conecte os painéis aos suportes. Cada sistema tem um estilo de montagem diferente, mas todos são explicado nas respectivas instruções fornecidas no momento da compra.

  6. Conecte todos os painéis solares, encadeando-os. Certifique-se de conectar os cabos positivos aos parafusos dos terminais positivos, fazendo o mesmo com os cabos e terminais negativos. A fiação saindo do último painel vai para um componente de controle ou inversor, o dispositivo que transforma a energia solar em eletricidade.

Aviso

  • Verifique os códigos e as regulamentações oficiais sobre a instalação de telhados. Pode ser que você precise obter uma permissão antes de instalar.

O que você precisa

  • Painéis solares com sistema de instalação
  • Detector de obstáculos
  • Furadeira elétrica com brocas
  • Parafusadeira
  • Cabo de energia
  • Inversor de potência
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article