Mais
×

Como instalar uma segunda bateria de carro

Atualizado em 19 julho, 2017

Veículos com equipamentos de alto consumo de energia, como sistemas pesados de som ou TVs, podem rapidamente acabar com a bateria se o equipamento é utilizado enquanto o motor estiver funcionando. Uma forma de prolongar o tempo útil é adicionar uma segunda bateria ao veículo. A bateria adicional deve ser uma Bateria de Ciclo Profundo (ou estacionária), que permitirá que ela seja descarregada e recarregada mais vezes, sem reduzir o seu tempo de vida.

Instruções

Bateria Automotiva Padrão (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Desconecte o terminal negativo da bateria do carro.

  2. Procure um local para montar o suporte da bateria adicional. Deve ser, preferencialmente, o mais próximo possível da bateria original. Quanto mais distante for a segunda bateria, maior deverá ser o cabo. Assegure-se de que o local do suporte terá espaço suficiente para a bateria, que nenhum metal entrará em contato com os terminais da bateria e que o capô irá fechar quando a bateria estiver no suporte. Parafuse bem o suporte, pois as baterias são pesadas.

  3. Conecte um cabo negativo da bateria ao chassis do carro (ou bloco do motor, caso o local do suporte da bateria permita). Limpe o zinabre ou tinta que possa haver onde será feita a ligação da bateria ao carro. O cabo pode ser ligado ao carro com um parafuso disponível ou usando um parafuso grande com rosca.

  4. Instale a bateria auxiliar no suporte, mas não conecte o cabo negativo à bateria.

  5. Instale o isolador de forma segura, em um local que fique o mais próximo possível da bateria original e do motor de arranque, permitindo também que ela fique no fluxo de ar que vem do motor frontal. Para manter o isolador resfriado, evite montá-lo muito perto do radiador ou do motor. Usar parafusos do tipo Rosca Máquina faz com que a montagem do isolador para o veículo fique mais fácil.

  6. Verifique as instruções do fabricante para detalhes mais específicos de como cabear o isolador da bateria. Isto é necessário devido às configurações diferentes do alternador, usadas por diferentes montadoras de carros, e os vários isoladores disponíveis.

    Esquema Elétrico de inslação
  7. Conecte o isolador à bateria usando um fio de 3,2 mm. Caso a bateria seja montada longe do alternador, use fios de 4 mm para fazer a ligação da segunda bateria ao isolador.

  8. Conecte as cargas auxiliares de alta corrente à segunda bateria com o cabo indicado para suportar esta corrente (ver Fontes).

  9. Reconecte o terminal negativo em ambas as baterias.

Aviso

  • Sempre trabalhe com fios automotivos com a bateria desconectada.

O que você precisa

  • Suporte para bateria
  • Bateria de Ciclo Profundo (ou Estacionária)
  • Fios de 1,6 mm
  • Fios de 3,2 mm
  • Cabos de bateria
  • Isolador de bateria
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article