Mais
×

Instruções para fazer aranha saltitante de origami

Atualizado em 17 abril, 2017

Origami é a arte japonesa de dobrar papel que permite adultos e crianças criarem formas de folhas regulares de papel. Formas geométricas, plantas e animais são modelos populares de origami. Um aspecto adicional de muitas destas criações é que elas são capazes de se mover. Por exemplo, o origami da aranha saltitante pulará no ar se alguém pressionar seu corpo.

Instruções

Papel estampado pode ser usado para criar desenhos coloridos de origami (Ryan McVay/Stockbyte/Getty Images)
  1. Dobre um pedaço quadrado de papel de origami para criar um vinco. Abra o papel e dobre novamente na diagonal oposta para criar um segundo vinco. Abra o papel.

  2. Dobre o papel horizontalmente de modo que os dois cantos superiores encontre os dois inferiores. Vinque o papel. Abra-o e crie um último vinco vertical dobrando o lado direito para encontrar o esquerdo.

  3. Dobre o vinco diagonal inferior direito por baixo do lado inferior esquerdo do papel. Faça o mesmo para o vinco diagonal superior esquerdo. Isto cria uma forma chamada "base quadrada". O modelo deve agora ser um quadrado com um vinco diagonal. Vire-a ligeiramente de modo que pareça um diamante com um vinco no meio indo do canto superior ao inferior.

  4. Crie uma "dobra amassada" colocando seu dedo no bolso da base no lado direito do triângulo. Mova o papel para a frente do diamante e dobre para criar a forma de um triângulo na frente dele.

  5. Repita com os quatro bolsos do diamante. A forma agora deve se parecer com dois lados curtos na base e dois lados longos no topo. A frente deve ter um bolso.

  6. Dobre o canto inferior esquerdo do diamante até encontrar o vinco central. Vinque a linha e desdobre. Faça o mesmo com o canto direito do diamante.

  7. Coloque seu dedo no bolso, dobre para cima do diamante, e pressione em uma "dobra amassada". Agora deve haver dois triângulos longos em ambos os lados do vinco central. Vire a forma para ver o próximo bolso e dobre o canto inferior esquerdo até encontrar o vinco central. Vinque a linha, desdobre e faça o mesmo com o canto direito do diamante.

  8. Vire a forma para ver o próximo bolso e dobre o canto inferior esquerdo do diamante até encontrar o vinco central. Vinque a linha, desdobre e faça o mesmo com o canto direito do diamante. Coloque seu dedo no bolso, dobre para cima do diamante e pressione em outra "dobra amassada". Repita o processo com os outros dois bolsos.

  9. Vire a aba da forma para a esquerda. Ela deve agora mostrar um diamante de papel limpo com um único vinco central. Dobre o canto direito até encontrar o vinco. Vire a aba para ter outro diamante limpo. Repita o processo até todos os cantos serem dobrados em diamantes limpos.

  10. Deite a forma plana. Corte uma fenda na metade inferior do diamante. Ela deve correr entre os dois lados dobrados há pouco e terminar no centro do diamante, em certa da metade da forma.

  11. Dobre a aba até o lado esquerdo duas vezes e corte uma fenda na metade inferior do diamante novamente. Faça isso até que os quatro lados onde diamantes limpos haviam sido cortados. A forma agora deve ter oito longos triângulos finos na metade inferior e uma ponta conectada na metade superior.

  12. Vire a forma em 180 graus de modo que os triângulos finos e longos fiquem no topo. Dobre a ponta inferior de modo que fique por baixo do resto dela. Este será o corpo da aranha.

  13. Dobre o triângulo mais alto da direita para trás e para baixo para que ele apareça ligeiramente a direita do resto da forma. Espelhe esta ação com o triângulo mais alto da esquerda.

  14. Dobre a próxima camada de triângulos para trás e para baixo, de modo que fiquem ligeiramente mais altos que os dois primeiros triângulos. Repita com as duas últimas camadas. Estas serão as pernas da aranha.

  15. Dobre a ponta de cada perna ligeiramente como se estivesse torcendo o papel. Isto permitirá que a aranha fique em pé.

  16. Pressione o corpo da aranha. A ponta dobrada para baixo do corpo permitirá que ela pule. Você acabou de criar um origami de aranha saltitante.

O que você precisa

  • Papel de origami quadrado
  • Tesoura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article