Instruções para dobrar uma bola mágica de origami

Escrito por vivian gomez | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções para dobrar uma bola mágica de origami
A bola mágica de origami é um projeto avançado (origami composition image by wildman from Fotolia.com)

O origami é a arte japonesa de dobrar papel em várias formas diferentes. Uma bola mágica de origami é uma forma esférica criada dobrando-se uma folha de papel. Ela é chamada "mágica" porque, ao ser manuseada, muda de forma; por exemplo, virá-la pelo avesso resulta em uma forma de cogumelo. Esse é um projeto avançado de origami. Embora alguns dobradores habilidosos possam usar tamanhos menores de papel, alguém tentando fazê-la pela primeira vez deve usar uma folha retangular maior cujo comprimento seja o dobro da largura.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Uma folha de papel retangular de 40 cm x 20 cm
  • Fita adesiva

Lista completaMinimizar

Instruções

    As dobras

  1. 1

    Una as extremidades menores da folha de papel e dobre-a ao meio. Faça um vinco e desdobre. Una as extremidades menores no centro do papel e dobre. Vinque o papel e desdobre. Repita até obter 31 dobras espaçadas uniformemente e 32 seções.

  2. 2

    Vire o papel e repita o passo um, dobrando os mesmos 31 vincos, mas na direção oposta -- isso permitirá dobrar o papel com facilidade em ambas as direções.

  3. 3

    Una as extremidades maiores da folha e dobre-a ao meio. Vinque profundamente o papel e desdobre. Una as extremidades maiores no centro do papel e dobre. Vinque e desdobre. Repita da mesma forma até obter sete dobras espaçadas uniformemente e oito seções. Cada dobra na folha desdobrada é um pequeno retângulo, e cada par destes forma um quadrado.

  4. 4

    Dobre o papel na diagonal de cada quadrado (dois retângulos juntos) em ambas as direções, de forma que desdobrado pareça ter um "X" dentro de cada quadrado; continue dobrando até que cada quadrado tenha um "X". As diagonais devem ser feitas apenas em um dos lados do papel. O papel desdobrado agora deve estar coberto por pequenas e grandes formas triangulares.

  5. 5

    Dobre os 31 vincos originais em um vai-e-vem, como se dobraria um leque. Os lados maiores dos triângulos grandes devem estar paralelos a você. Vá até o primeiro quadrado no canto inferior direito do leque e pressione o centro do "X" -- isso fará os triângulos menores dobrarem um contra o outro ao longo da linha entre eles, de forma que eles "saltem" para cima no centro do quadrado e unam os lados maiores dos triângulos grandes. Essa dobra complexa, através da qual você está transformando o quadrado em um triângulo, é conhecida como "bomba d'água".

  6. 6

    Repita a dobra bomba d'água no próximo quadrado e continue até o final do leque.

  7. 7

    Complete a dobra bomba d'água na próxima fileira de quadrados mas, desta vez, dobre para cima, na direção oposta. Repita a dobra na próxima fileira, dobrando para baixo novamente. Repita, sempre alternando a direção das dobras; o papel deverá ficar em um forma cilíndrica. Use a fita para unir as extremidades do cilindro a fim de que você possa começar a construir a bola.

    A bola

  1. 1

    Desdobre os triângulos no topo do cilindro para obter oito vincos que fiquem para cima.

  2. 2

    Pressione um dos vincos. Dobre-o para baixo ao longo da vinco deixado pelo local desdobrado no passo um, fazendo um ângulo com a nova dobra. Vinque profundamente e desdobre.

  3. 3

    Pressione o novo vinco feito no passo dois ao longo da nova dobra. Continue o processo até completar os oito vincos no topo da bola.

  4. 4

    Vire a bola e repita os passos um, dois e três para completar a bola mágica. Teste-a virando-a pelo avesso: você deverá obter a forma de um cogumelo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível