Instruções para uso de cintos de halterofilismo

Escrito por anthonyy | Traduzido por mariana piastrelli lauria
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Instruções para uso de cintos de halterofilismo
Muitos exercícios feitos durante a musculação podem ser aprimorados com o uso adequado de um cinto de levantamento de peso (Comstock/Comstock/Getty Images)

Muitos exercícios feitos durante a musculação podem ser aprimorados com o uso adequado de um cinto de levantamento de peso. Ao mesmo tempo, o uso inadequado do cinto não oferece nenhuma vantagem, e na pior das hipóteses pode levar ao desequilíbrio de forças a um longo prazo. Esse artigo irá guiá-lo através do uso do cinto de levantamento de peso, o que ele faz, os tipos de cintos disponíveis e dicas sobre como e quando usá-lo.

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Visão básica

Um cinto de levantamento de peso é usado ao redor da cintura durante exercício. Vestir um cinto que seja apertado ao redor da cintura aumenta a pressão intra-abdominal. O aumento dessa pressão faz duas coisas: aumenta a quantidade de peso que pode ser usado durante o exercício e ajuda a proteger a parte inferior das costas, aumentando a estabilidade de todos os músculos. No entanto, isso tem algumas desvantagens. A primeira é que o aumento da pressão intra-abdominal pode causar o aumento da pressão arterial. A segunda é que usar o cinto excessivamente pode enfraquecer os músculos abdominais.

Tipos de cintos

Você pode encontrar vários tipos de cintos para o levantamento de peso. A maioria deles é feita de couro ou camurça. Existem alguns cintos novos que são feitos de um material de nylon espesso. Eles variam de 5 cm a 10 cm de largura, podendo ter também um dente ou dois, além de dispor de acessórios para apertá-los. Alguns cintos são mais largos na parte de trás (até 15 cm) e em formato de cone na fivela (até 5 cm). Esses cintos tem um uso limitado, pois a variação da largura faz com que apertá-los se torne uma tarefa difícil, e conseguir apertar o cinto é justamente o mais importante.

Tipos

Os cintos só devem ser usados para agachamentos e supino. O tipo de cinto que você usa depende do exercício que você está fazendo e do quão confortável você se sente.

O primeiro tipo de cinto é o chamado "powerlifting". Ele é feito de couro ou camurça, tem geralmente 10 cm de largura, e entre 10 e 13 mm de espessura. Esse cinto é melhor usado para supino, embora a maioria dos levantadores prefira o cinto mais fino. A largura desse cinto torna difícil o levantamento partindo do chão, mas dependendo do seu porte físico esse cinto pode funcionar.

O segundo tipo de cinto tem geralmente de 5 cm a 7 cm de largura e, geralmente, em torno de 10 mm de espessura. Ele é geralmente utilizado para levantamento de peso e supino. Ele pode ser usado para o agachamento, mas a maioria dos levantadores preferem o cinto mais largo para esses exercícios.

Como usar seu cinto

A maneira mais adequada de usar o cinto é mantê-lo apertado de forma correta. Deixá-lo frouxo é o mesmo que não usar nenhum cinto. Tenha o cuidado de ter o cinto apertado de forma mais confortável e eficiente possível.

Respire fundo, expila todo o ar de seu corpo e sugue em seu estômago. Agora enrole o cinto em torno de sua cintura o mais apertado possível e amarre-o. Você pode precisar prender a respiração uma ou duas vezes, para apertá-lo com mais força. Agora que o cinto está amarrado, inspire e empurre o estômago contra ele. Você vai sentir uma forte pressão na zona abdominal. Você está pronto para executar o seu exercício de levantamento.

Estratégias

O cinto deve estar apertado. Isso significa que você não pode usá-lo o tempo todo durante o treino. Você deve tirá-lo entre as séries de exercício.

O cinto permite que você aperte o seu abdome mais do que você poderia se estivesse sem ele. Se você usar o cinto para cada exercício que você executar, ele vai enfraquecer a sua capacidade de apertar seu abdome. Devido a isso, não use o cinto o tempo todo. Use-o somente durante as sequências de exercícios mais pesadas e retire-o durante as séries mais simples.

Muitos levantadores tem dois cintos, um para a parte das cócoras e outro para o levantamento e exercícios de supino. Você pode preferir ter somente um cinto. Se este for o caso, compre um cinto que tenha de 5 cm a 7 cm de largura e cerca de 10 mm de espessura .

Quanto mais você usar o cinto, mais você vai ter que prestar atenção para garantir que ele mantenha e aumente a força de seus músculos abdominais. Então, certifique-se de incluir exercícios para esta área, uma vez que você começar a usar o seu cinto.

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