Conhecimento

Como inserir a diversidade em uma sala de aula da pré-escola

Escrito por parker janney | Traduzido por fernanda de assis
Como inserir a diversidade em uma sala de aula da pré-escola

Encoraje os alunos a experimentarem outras culturas através de um programa de aula rico em diversidade

globe terrestre image by Nicolas D from Fotolia.com

Na cultura global atual, é cada vez mais essencial expor as crianças à diversidade o quanto antes. Simplificando, a diversidade ensina a elas que sua experiência do mundo não é a única. Há muitos ângulos pelos quais abordar a questão: raça, idade, religião, estrutura familiar, país de origem, idioma e habilidades. E uma sala pré-escolar culturalmente diversa incorpora todos esses aspectos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1
    As crianças gostam de aprender Libras (Língua Brasileira de Sinais)

    Sign Language image by sonya etchison from Fotolia.com

    Incorpore ao plano de aula idiomas estrangeiros. Não é preciso ser fluente em outra língua para ensinar aos alunos um "Frère Jacques" ou um "Feliz Navidad". Aprenda algumas músicas, poemas ou frases na Língua Brasileira de Sinais para ensinar às crianças.

  2. 2

    Traga convidados especiais. A melhor maneira para que crianças compreendam novas informações e apreciem a diversidade é vendo com os próprios olhos. Convide pessoas que possam falar sobre a cultura, religião, etnia ou país de onde vêm. Abra a discussão para perguntas dos alunos.

  3. 3
    Enfatize a geografia em suas aulas para ampliar as perspectivas dos alunos

    compass on a map 3 image by Sergey Mostovoy from Fotolia.com

    Ensine geografia. Decore sua sala de aula com mapas e globos, entusiasmando seus alunos sobre outros lugares do mundo. Os exercícios diários devem incluir apontar o país, estado e cidade onde estão localizados.

  4. 4
    A música oferece aos alunos uma forma divertida de aprender novas línguas

    fleurs et djembé image by Anthony CALVO from Fotolia.com

    Toque músicas de outras culturas. O cérebro de uma criança em idade pré-escolar é uma esponja, pronta para absorver todo tipo de informações novas. Enquanto elas estiverem ocupadas com artesanato, lanchando ou cochilando, toque músicas de origens culturais diversas. Antes que você perceba, elas estarão recitando versos franceses ou ritmos africanos de cor.

  5. 5

    Celebre feriados globais, e não apenas aqueles celebrados em seu país ou comunidade. As crianças adoram festas, então dê a elas uma desculpa para celebrarem apresentando uma gama de feriados mundiais. Faça jogos, comidas e toque músicas típicas de cada feriado.

  6. 6
    Fantasiar-se permite às crianças literalmente estarem na pele de outra pessoa

    costume de bretagne 2 image by daniel sainthorant from Fotolia.com

    Brinquem de se fantasiar. Ofereça roupas tradicionais de diversas culturas do mundo. As crianças eventualmente se fantasiarão de qualquer forma, então aproveite para fazer com que a brincadeira vire uma experiência de aprendizado.

  7. 7
    Fazer comidas étnicas é uma forma de entusiasmar as crianças com novas culturas

    beef and bean burritos image by Kathy Burns from Fotolia.com

    Faça comidas de todas as partes do mundo. Durante a hora do lanche, por que não experimentar comidas de outras culturas? As crianças adoram cozinhar, e essa é uma forma prática de apreciar a culinária de outra cultura.

  8. 8
    As famílias vêm em todas as formas

    family graffiti image by michele goglio from Fotolia.com

    Explore as diferentes estruturas familiares. Durante uma semana com o tema "família", peça que as crianças façam desenhos de suas famílias e compartilhe-os com a classe. Elas verão que famílias têm todos as formas: mães solteiras, casais do mesmo sexo, avós, tias e tios e pais adotivos.

  9. 9
    Um passeio em uma cadeira de rodas pode ajudar as crianças a compreender deficiências

    wheelchairs image by Gina Smith from Fotolia.com

    Ofereça a experiência de diferentes deficiências. Vende as crianças e peça que tentem realizar uma atividade simples. Leve uma cadeira de rodas de tamanho infantil e deixe-as experimentarem em primeira mão como é não ter o uso das pernas. Ensine os sinais básicos para experimentarem a surdez.

  10. 10
    Os bonecos e modelos devem representar diferentes etnias

    negro doll image by Ivonne Wierink from Fotolia.com

    Decore a sala com a "diversidade" em mente. As letras do alfabeto devem ser acompanhadas de suas correspondentes em Libras. Bonecos e modelos devem representar uma variedade de etnias, idades e habilidade.

  11. 11
    Os livros da sala de aula devem refletir uma variedade de experiências

    books image by charles taylor from Fotolia.com

    Mantenha uma biblioteca diversa. Os livros devem refletir uma grande variedade de experiências, com temas e pessoas de diferentes etnias, religiões, países, idades, habilidades e estruturas familiares. Livros em línguas estrangeiras ou bilíngues são especialmente divertidos para crianças que estejam aprendendo a ler.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media