Mais
×

Como interpretar uma leitura de diagnóstico em um veículo

Atualizado em 20 julho, 2017

A maioria dos veículos novos vem equipados com um sistema de diagnóstico a bordo que alerta o motorista quando há um problema dentro do veículo. Uma vez que surge um problema, normalmente acende-se a luz de serviço do motor até que o problema seja corrigido e o código seja apagado do sistema. Outros códigos problemáticos podem surgir a partir da transmissão, sistema de freios ABS e do sistema de tração do veículo. Use um scanner OBD-II para localizar o código específico. Depois de localizar o código, consiga um manual de serviço para o veículo para determinar o significado do código.

Instruções

Um scanner OBD-II pode mostrar tudo que há de errado com o seu motor (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Consiga um manual de reparação automotiva para marca e modelo específicos do veículo. A maioria das grandes lojas de auto peças possuem manuais automotivos para a maioria dos veículos. O manual incluirá os códigos de diagnóstico e o significado para cada código.

  2. Conecte o scanner à porta de diagnóstico dentro do veículo. Gire a chave de ignição na posição "acessórios". Alguns veículos podem exigir que o motor esteja em funcionamento ou a chave de ignição esteja na posição "Off" antes de o scanner funcionar. Encontre essa informação e a localização da porta do scanner OBD-II no manual de manutenção e reparo do veículo.

  3. Ligue o scanner e siga todas as instruções na tela para iniciar o processo de diagnóstico para encontrar o código. O scanner irá pedir-lhe todas as informações do veículo, como a marca e o modelo, tamanho do motor e outras informações. Uma vez que o código esteja na tela, anote o número em um bloco de notas.

  4. Consulte o manual de reparo automotivo para obter o significado do código. Procure a seção de código de diagnóstico dentro do manual e faça referência cruzada com o número de código para o problema. Cada número de código representa um problema específico no interior do veículo e o manual irá mostrar-lhe os significados para cada número. Conserte o problema antes de apagar o código.

Dicas

  • Compre um scanner OBD-II e os manuais de reparação automotiva em qualquer grande loja de autopeças. A maioria das grandes lojas de autopeças vai puxar o código do veículo, cruzá-lo com o código e localizar o problema sem nenhum custo. Os manuais de reparação Haynes também servem como um manual OBD-II e um manual de sistemas de gestão eletrônica do motor a serem usados para localizar e referenciar códigos.

Aviso

  • Corrija o problema e apague o código ou a luz de aviso aparecerá novamente.

O que você precisa

  • Scanner de diagnóstico OBD-II
  • Bloco de notas
  • Caneta
  • Manual automotivo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article