Isolamento acústico caseiro para casas mais antigas

Escrito por robyn murray | Traduzido por mayra chibante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Isolamento acústico caseiro para casas mais antigas
É possível isolar acusticamente a sua casa antiga (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Geralmente, casas antigas são mal isoladas, resultando em um ambiente barulhento e com correntes de ar. Para melhorar o isolamento acústico da sua casa antiga, existem várias opções caseiras de acordo com seu orçamento, com suas habilidades manuais e com o tempo que você tiver para investir. As alternativas vão de métodos rápidos a fáceis, que podem ser feitas em algumas horas, a dias de trabalho intenso.

Outras pessoas estão lendo

Rápido e fácil

Uma solução simples para reduzir o barulho é a instalação de móveis pesados e texturizados, que absorverão o som. Se a sua casa for espaçosa, encha-a com sofás grandes e pesados e outros móveis sólidos ou peças que absorvam o som. Você também pode trocar (ou melhorar) suas cortinas ou persinas por outras mais pesadas, como de veludo, camurça ou qualquer outro tecido mais denso. Janelas mal isoladas podem deixar som e vento gelado entrarem, então, para melhorar, instale materiais pesados (espuma auto-aderente, vinil, alumínio ou molas de metal), que podem ser uma solução rápida e útil.

Anti-ruído simples

Melhorar o isolamento do chão demanda mais tempo e trabalho, mas pode aumentar significativamente o isolamento acústico da sua casa. Se você tiver carpetes, levante-os e instale uma barreira anti-ruído de vinil ou espuma abaixo do acolchoado já existente. Fixe-a com fita adesiva e reinstale seu carpete. Se não tiver um chão acarpetado, melhore o isolamento acústico do chão de madeira, azulejo ou vinil colocando apenas um pesado tapete texturizado. A aplicação de um spray texturizado ou de um material áspero caseiro no teto é outra solução simples, bem como a instalação nas paredes e painéis objetos mais densos, como carpetes ou cobertores.

Isolamento acústico intensivo

A instalação da fibra de vidro, espuma ou isolamento a granel nas paredes, sótãos e outros espaços resultará em uma melhora significativa do isolamento acústico, mas pedirá por vários dias de trabalho duro. Os materiais do isolamento caseiro podem incluir quaisquer produtos mais densos que você tiver à mão, como cobertores velhos, papelão e papeis picados. Instalar nas paredes o isolamento de fibra de vidro, espuma, cobertores ou papelão é um processo complicado, que requer a remoção do drywall, a organização dos materiais de maneira firme dentro da parede e a instalação de uma nova camada de drywall. Essa técnica envolve habilidades, por isso é melhor realizada por pessoas que já saibam o que estão fazendo. O isolamento a granel é ideal para espaços com difícil alcance e pode ser mais simples de se instalar nas paredes. É necessária uma máquina própria de isolamento (que pode ser alugada) para se aplicar o papel picado ou outro tipo de isolante na área, permitindo fixá-lo em painéis grossos de isolamento. Ao invés de se remover o drywall, o isolamento a granel pode ser feito apenas perfurando um pequeno buraco na parede. Essa técnica é ideal para quem gosta de se virar sozinho e quer alcançar os melhores resultados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível