Como usar uma janela Immediate no VB.NET

Escrito por kevin lee | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar uma janela Immediate no VB.NET
Depurar um programa é mais fácil quando você utiliza ferramentas especializadas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Tentar depurar um aplicativo do VB.NET sem saber examinar variáveis é quase como tentar dirigir um carro sem ver o caminho. A janela "Immediate" (Imediato) do VB.NET permite aos desenvolvedores pausar a execução de um aplicativo em qualquer momento e examinar o estado do programa. Isso é útil porque a janela Immediate mostra os valores atuais das variáveis em um momento específico, e você pode até alterar o valor de uma variável sem parar o programa. Aprender a usar essa janela ajudará a depurar os aplicativos do VB.NET mais rápido e identificar o ponto de estrangulamento que pode afetar o desempenho do sistema.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Configurar o ambiente de teste

  1. 1

    Abra um dos seus projetos de Windows Forms do VB.NET usando o Visual Studio. Os nomes dos arquivos do projeto aparecerão na janela "Solution Explorer" (Explorador de soluções).

  2. 2

    Localize o arquivo que é executado ao iniciar o projeto. Clique com o botão direito nele e clique em "View Designer" (Ver designer) para visualizar o formulário na janela "Design".

  3. 3

    Clique em "View" (Exibir) e "Toolbox" (Caixa de ferramentas) para visualizar a caixa de ferramentas do projeto. Clique duas vezes no controle "Button" (Botão) da caixa de ferramentas e o Visual Studio colocará um botão no formulário.

  4. 4

    Clique duas vezes no botão. A janela de código se abrirá e posicionará o cursor dentro do sub "Click" do formulário. O nome do sub dependerá do nome do botão. Por exemplo, se ele for "Button1", o evento se chamará "Button1_Click".

  5. 5

    Cole o seguinte código antes da sentença "End Sub":

    Dim variable1 As String = "string 1" Dim variable2 As String = "string 2" Dim variable3 As Int16 = 4

  6. 6

    Mova o seu cursor para a palavra "variable" da primeira linha e depois lentamente para a esquerda até atingir a barra vertical de cor cinza do lado esquerdo da janela de código. Clique nela e o Visual Studio colocará um ponto vermelho. Esse é um "breakpoint" (ponto de quebra), e quando o código for executado, parará aí.

  7. 7

    Repita o processo para as outras duas linhas de código. Após finalizar, você verá um ponto de quebra à esquerda de cada sentença. Os desenvolvedores usam os breakpoints para pausar os aplicativos em pontos de interesse.

  8. 8

    Pressione "F5" para executar o projeto. O programa será pausado ao atingir o primeiro breakpoint. Pressione as teclas "Ctrl", "Alt" e "I" ao mesmo tempo para abrir a janela "Immediate".

    Depurar usando a janela Immediate

  1. 1

    Digite a seguinte sentença na janela Immediate:

    ? variable1

    O ponto de interrogação diz ao Visual Studio que você quer examinar o valor da variável que aparece à direita dele, "variable1" no nosso exemplo.

  2. 2

    Pressione "Enter". O programa continuará e chegará à seguinte sentença, onde parará novamente.

  3. 3

    Digite o seguinte na janela Immediate:

    ? variable1

    Pressione "Enter". A janela exibirá dessa vez o valor armazenado em "variable1".

  4. 4

    Pressione "F11" e digite a seguinte sentença na janela Immediate:

    ? variable2

    A janela exibirá o valor da variável.

  5. 5

    Digite a seguinte sentença na janela Immediate:

    variable2 = "novo valor"

    Pressione "Enter". A janela Immediate executará o seu comando em tempo real e alterará o valor de "variable2" para "novo valor". Verifique isso examinando o valor da variável como foi descrito nos passos anteriores. Armazenar novos valores nas variáveis durante a execução de código é uma forma útil de visualizar as formas diferentes em que o programa vai se abrindo. Por exemplo, se um bloco de código só for executado se "X" tiver o valor "1", você pode alterar esse valor na janela Immediate e pressionar "F11" para ver o caminho que o código seguirá nesse caso.

Dicas & Advertências

  • A janela Immediate é como qualquer outra no Visual Studio. Se você precisar de mais espaço para trabalhar na tela, altere o tamanho da janela arrastando a borda, ou desmonte-a clicando duas vezes na barra de título.
  • A janela Immediate também lembra os comandos que você digita. Para usar um comando previamente digitado, pressione a seta para cima do seu teclado. Isso pode fazer com que você economize tempo, especialmente se algumas sentenças forem grandes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível