Jogos de alfabetização para sala de aula

Escrito por erin schreiner Google | Traduzido por carla yoshida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos de alfabetização para sala de aula
Melhore a alfabetização dos alunos com jogos (Stack of books image by jc from Fotolia.com)

A alfabetização é normalmente construída por meio de leitura extensiva e prática escrita. Apesar de nada substituir a prática, os professores podem quebrar a rotina do estudo solitário e desenvolver as habilidades da alfabetização por meio de jogos. Esses jogos irão permitir o trabalho cooperativo e aumentar as habilidades de leitura por meio da diversão entre colegas.

Outras pessoas estão lendo

Memória rítmica

Faça com que os alunos pratiquem fonética e pronúncia por meio da criatividade no jogo de memória de rimas. Para este jogo, faça uma lista de palavras que rimem. Se forem crianças menores, use palavras simples, como "boca" e "toca". Se forem crianças mais velhas, use palavras mais complexas, como "compor" e "transpor". Transfira as palavras para cartões, escrevendo uma palavra em cada. Embaralhe os cartões. Quando as crianças chegarem na sala, coloque os cartões com as palavras para baixo. Peça que eles se revezem, virando duas cartas. Se um aluno virar duas cartas que rimem, ele fica com elas. Se não, memoriza a localização da carta e a coloca com a palavra para baixo. O jogador que tiver mais pares ganha o jogo.

Disputa de construção de frases

Os alunos criam frases o mais rápido possível em uma disputa de construção de frases. Para preparar esta atividade, digite com letras maiúsculas uma variedade de palavras, para construir um discurso. Imprima duas cópias dessas palavras, colocando cada cópia em um envelope. Em classe, divida o grupo em dois grupos. Dê a cada um uma cópia de palavras e um rolo de fita adesiva. Divida o quadro em duas partes. Explique que quando você disser "vai", cada grupo deverá compor sentenças usando as palavras dos envelopes. Instrua-os para criar frases e colar as palavras no quadro. Quando um dos grupos terminar, confira o que produziram. Se foram usadas palavras de forma incorreta, o grupo deve corrigir. O grupo que primeiro usar as palavras de forma correta ganhará o jogo.

Classificação silábica

Os alunos competirão na contagem de sílabas nesse jogo de ação. Para preparar esta atividade, tenha cem cartões e divida-os em grupos de vinte e cinco. Divida os alunos em quatro grupos. Dê para cada um grupo um jogo de vinte e cinco cartões e um dicionário. Diga aos alunos que eles selecionarão palavras no dicionário e escreverão cada uma delas em cada cartão. Feito isso, recolha os cartões de um grupo e dê para outro. Os alunos terão que classificar os cartões com base no número de sílabas em cada palavra. Quando um grupo terminar a classificação, confira o trabalho. Se a classificação estiver correta, o grupo ganha. Se não, o grupo deve corrigir os erros enquanto os demais continuam a fazer a classificação. O grupo que terminar primeiro a classificação de forma correta ganha o jogo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível