Jogos de aprendizado "offline" grátis para crianças

Escrito por kelly crawford | Traduzido por lucas vilaça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos de aprendizado "offline" grátis para crianças
Os jogos offline reforçam habilidades sociais (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Os jogos são métodos efetivos para as crianças aprenderem e desenvolverem as matérias escolares. Existem jogos para leitura, matemática, linguagem escrita e memória. Ao adicionar elementos de entretenimento, fazemos com que as crianças se divirtam ao participarem das aulas. Embora existam atividades deste tipo para computadores, também existem ideias para elas "offline". Jogos que não usam o ambiente virtual promovem habilidades sociais e de comunicação, ao fazer com que as crianças interajam umas com as outras, em vez de se relacionarem com um teclado.

Outras pessoas estão lendo

Faça uma peça

Um método interessante e praticamente sem custos para ajudar as crianças a praticarem a leitura é a montagem de uma peça. Permita às crianças escolherem suas histórias favoritas, como Cinderela. Dê os papéis e um roteiro de fácil leitura a cada uma. Ao ler, memorizar e ensaiar, as crianças aumentarão a fluência na fala e as habilidades vocabulárias. Para melhorar a experiência, tenha em mãos fantasias e apetrechos. Permita-lhes montarem o cenário e criarem um livro de programação (outra maneira de adicionar a prática da leitura). Faça com que as crianças se apresentem para a família e convidados.

Jogos de aprendizado "offline" grátis para crianças
Pratique a leitura através do teatro (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Batalha (Flip Up)

A batalha é similar ao jogo de cartas War, mas desenvolve as habilidades matemáticas. Dois jogadores recebem um número igual de cartas de um baralho, de às a dez. Os jogadores viram a carta do topo de suas pilhas. A primeira pessoa a falar o resultado da soma ou multiplicação das duas cartas ganha as cartas da rodada. Por exemplo, se você estiver ensinando adição e as cartas forem dois e três, o primeiro jogador a dizer cinco vence. O jogador que tiver todas as cartas se torna o vencedor.

Jogos de aprendizado "offline" grátis para crianças
Pratique matemática com jogos de cartas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Soletrando com o jogo-da-velha

Em vez de jogarem o jogo-da-velha normalmente, peça às crianças para soletrarem uma palavra antes de poderem fazer suas jogadas. Faça um jogo-da-velha em um papel. Chame uma criança de "X" e a outra de "O". O objetivo é conseguir três marcas alinhadas, sejam verticalmente, horizontalmente ou diagonalmente. Antes da criança poder marcar seu "O" ou "X" nos espaços, ela ganha uma palavra para soletrar. Se soletrar incorretamente, ela perde o turno. Essa é uma estratégia efetiva para a prática da fala.

Jogos de aprendizado "offline" grátis para crianças
Soletre para ganhar seu turno (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Indo a um piquenique

Jogar "Indo a um piquenique" é uma maneira fácil para as crianças praticarem e melhorarem a memória e habilidades de processamento auditivo. Para jogar, as crianças devem ser familiares com o alfabeto e entender a ordem alfabética. O primeiro jogador diz, "Estou indo a um piquenique e levando um _ (exemplos, abacate, aquário)". O próximo jogador repete o item do primeiro e adiciona algo que comece com "b". Cada jogador na sequência deve repetir os itens anteriores e adicionar um objeto seguindo a ordem alfabética. Sempre que um jogador errar, ele está fora.

Jogos de aprendizado "offline" grátis para crianças
Pratique memorização com o jogo do piquenique (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível