Jogos de cooperação para crianças de 0 a 10 anos

Escrito por lucy clarke | Traduzido por luiza thomaz
Jogos de cooperação para crianças de 0 a 10 anos
Cooperação é uma habilidade social que deve ser aprendida cedo (Pixland/Pixland/Getty Images)

A cooperação é uma habilidade importante que crianças de todas as idades devem integrar a suas interações diárias. Uma das melhores maneiras de se ensinar essa habilidade a crianças é através de jogos. Quando crianças trabalham em conjunto em brincadeiras, isso se torna algo que elas consideram e fazem naturalmente.

Fuga do tubarão

O jogo "Fuga do tubarão" segue uma premissa similar à da "Dança das cadeiras", porém faz os participantes trabalharem em conjunto ao invés de uns contra os outros. Delimite uma área circular no chão, usando objetos ou pedaços de fita adesiva. Comece o jogo tocando uma música enquanto as crianças andam por fora da área delimitada. Pare a música, o que representa a ideia de que os tubarões começaram a circular. Nesse ponto, os participantes devem voltar ao círculo o mais rápido possível. Eles devem se ajudar para garantir que ninguém fique fora do círculo, onde há "tubarões". Depois de cada rodada, diminua o círculo um pouco. Isso faz com que seja mais difícil para os jogadores caberem nele.

Esconde-esconde de times

Crianças podem jogar esconde-esconde de maneira diferente, com a integração de times à brincadeira, que pode ser feita em locais abertos ou fechados. Faça as crianças se separarem em grupos de dois ou três. Agrupe crianças pequenas com crianças mais velhas para os times ficarem diversos. Escolha um grupo para ser o time que procura. Faça-os fecharem os olhos e contarem até 50 ou 100 enquanto os outros times se escondem. O esconde-esconde de times é mais difícil, já que os esconderijos devem ser maiores para que os times possam se esconder juntos. É também mais divertido, já que os times têm a chance de combinar a criatividade ao procurarem por locais para se esconderem ou pelos escondidos. Uma vez que os membros de um time são encontrados, eles se tornam o time que procura e o jogo começa novamente.

Jogo do paraquedas

Jogos de paraquedas são divertidos para crianças de todas as idades. Abra um paraquedas no chão em um espaço amplo, ou ao ar livre. Faça as crianças ficarem de pé em um círculo em volta do paraquedas, intercalando crianças mais novas e mais velhas. Faça as crianças levantarem as bordas do paraquedas e se acostumarem a ondular o tecido para cima e para baixo como um grupo. Quando eles estiverem sintonizados, jogue uma bolinha no meio do paraquedas. As crianças devem trabalhar em conjunto para manter a bola no paraquedas enquanto o sacodem. Você pode jogar mais bolas ao longo do jogo para deixá-lo mais difícil e divertido.

Jogo do nome

O "Jogo do nome" é uma ótima maneira para crianças se conhecerem em um novo ambiente. Faça as crianças ficarem de pé em um círculo e peça que cada um pense em um adjetivo que comece com a letra de seu nome. Uma criança pode começar se apresentando usando o adjetivo e o seu nome. Por exemplo, uma menina poderia dizer "Olá, eu sou a Maravilhosa Maria!". A criança seguinte deve repetir o nome da criança que falou antes e se apresentar. Cada criança deve repetir todos os nomes ditos antes do seu antes de se apresentar. Se você estiver brincando com um grupo que tenha crianças de idades diferentes, ponha as crianças mais novas no começo do círculo para facilitar as coisas para elas, ou ponha-as entre crianças mais velhas e deixe que essas ajudarem as mais novas a se lembrar.