Jogos para crianças disléxicas

Escrito por katlyn joy | Traduzido por felipe vargas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para crianças disléxicas
Jogos podem ser de grande ajuda a crianças disléxicas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Dislexia é incapacidade de aprendizado mais comum. É uma dificuldade básica linguística que causa significantes desafios na leitura, na ortografia e na escrita. Atividades e jogos de linguagem podem ser úteis no auxílio a crianças com dislexia. Quando aprendem a ler, essas crianças fazem grande esforço para relacionar o som com as respectivas letras, para decodificar e reconhecer padrões e para compreender sequências. Jogos que ajudam alunos a praticar essas habilidade e desenvolver a fluência fortificam suas habilidades linguísticas.

Outras pessoas estão lendo

Jogos de reconhecimento de som

Uma das primeiras habilidade que uma criança precisa dominar é ler e reconhecer a letra correspondente ao som. Jogos simples podem ajudar a desenvolver habilidades de reconhecimento.

Polegar para cima! é um jogo que pode ser feito em pequenos e grandes grupos. Dando a cada criança um adesivo para ser colocado no polegar, com letras adesivas de possível, sendo que qualquer tipo pode ser utilizado. Fale para a criança qual som, no início de cada palavra, corresponde a ela; você dirá uma palavra e a criança levantará o polegar se for o correto. Por exemplo, Maria tem o som "p". Quando você disser "passo", Maria levantará o polegar com o adesivo correspondente.

Já! requer um baralho de carta com figuras de objetos fáceis de serem reconhecidos. Embaralhe e separe os baralhos em duas pilhas, uma voltada para cima e outra voltada para baixo. As crianças devem pegar cartas do baralho virado para baixo e comparar com as cartas que estão à mostra, se o início do nome do objeto das cartas for compatível então ela deverá dizer "Já", e o primeiro a fazer ganha a pilha de cartas.

Caça ao tesouro sonoro é um jogo onde você dá a cada criança um recipiente como uma pequena sacola ou balde e as envia em busca em uma missão em uma sala, na qual devem encontrar coisas que comecem com um específico som. Ao final de três minutos, cada criança mostrará os itens coletados e ganhará um ponto para cada item correto.

Um jogo mais é avançado é o "Mude". Neste jogo o professor escreve uma palavra no quadro, como "fala". O estudante é instruído a mudar uma letra para formar uma nova palavra. Por exemplo, a criança pode mudar o "f" pelo "m" e formar a palavra "mala".

Jogos de rimas

Crianças têm um apreço natural por rimas, e reconhecer e criar rimas ajuda a desenvolver uma compreensão de como sons de letras formam padrões em palavras similares.

O jogo da memória pode ser jogado com um baralho de cartas com figuras, ao encontrar pares de figuras com o mesmo som, como rolo e bolo ou favor e amor. Quando uma criança encontra pares de cartas que rimam os pares são removidos e o jogo continua até todos os parem sejam feitos.

"Estranho para fora" também pode ser usado com carta com figuras para formar um simples jogo. Apresente três figuras, das quais duas rimam. A criança deve encontrar qual das figuras não se encaixa com a rima.

O jogo da velha com rimas é um jogado dividindo as crianças em dois times: o time X e o time O. Tendo uma grade de jogo da velha preenchida com palavras simples. Por exemplo, o time X escolhe o quadrado central que tem a palavra "olho", então dizem "molho", já que é uma rima correta colocam um X no espaço. Se errarem a rima, nada é feito e a palavra continua disponível.

Fluência e jogos de ordem

Estudantes com dislexia têm grande dificuldade em ordenar padrões em palavras e sentenças. Também precisam de uma prática extra no desenvolvimento da fluência na leitura.

O jogo de caça-palavras requer a criação de um jogo de tabuleiro repleto de espaços marcados com palavras comuns aos estudantes. Faça um tabuleiro auxiliar circular com marcas claras de INÍCIO e FIM. Embaralhe cartas com palavras correspondentes e as coloque voltadas para baixo. Os estudantes sacam cartas com palavras. Quando um estudante encontra sua palavra no tabuleiro ele coloca uma peça sua no lugar correspondente. As crianças vão passando turnos até que uma alcance o final. Para o jogo ser mais efetivo em aprimorar habilidade de leitura, faça com que os estudantes leiam as palavras em voz alta.

Sentença humana é um jogo de sala de aula. Tenha cartas sinalizadas com uma palavra escrita em cada. Escreva uma frase no quadro usando palavras das cartas. As crianças devem sacar uma carta e depois montar uma frase. A turma lê a frase em voz alta, certificando-se de que corresponde ao que está escrito no quadro.

Uma variação do jogo é ter um envelope com uma frase escrita na parte externa e palavras para a frase em pedaços de papel dentro do envelope. As crianças devem praticar ordenar as palavras e formar sentenças.

"Stop" é jogado escrevendo o final de um fonema, ou som, como "em". As crianças têm dois minutos para escrever no papel todas as palavras que podem pensar terminadas em "em", como ferragem, pastagem, carruagem e assim por diante. Então veja quem mais escreveu palavras corretas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível