Jogos para ensinar crianças a soletrar o próprio nome

Escrito por karen hollowell | Traduzido por mahira caixeta
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para ensinar crianças a soletrar o próprio nome
Use jogos para ensinar seus alunos a soletrarem seus nomes (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Poucas coisas são tão excitantes para crianças quanto aprender a soletrar seus nomes. Isso lhes dá uma sensação de realização e as ajuda a perceber que são indivíduos únicos. Esse marco acontece em diferentes idades, mas a maioria das crianças já consegue soletrar seus nomes quando saem do jardim de infância. Existem vários jogos divertidos que podem ajudar as crianças a aprenderem e lembrarem de como soletrar seus nomes.

Outras pessoas estão lendo

Jogos musicais

Crianças pequenas aprendem de maneira eficaz através de canções. O professor pode cantá-las durante as aulas, usando o nome de cada aluno em um verso separado. As músicas podem ser cantadas no ritmo de canções familiares ou o professor pode criar uma nova. Um jeito de fazer isso pode ser dizer o nome do aluno, soletrá-lo e, depois, rimar o nome com uma palavra boba. Por exemplo, o professor diz "Maria", depois soletra "M-a-r-i-a", depois diz "Maria rima com Cotia". Crianças acham esse tipo de atividade divertida, o que ajuda a mantê-los interessados. Eles também não se importam se o professor não sabe cantar bem ou se as palavras não fazem sentido. Eles gostarão de ouvir seus nomes sendo soletrados e falados em voz alta. Para mais exemplos de canções para soletrar nomes, veja as referências.

Jogos escritos

Quando o jogo envolve algo impresso, as crianças podem aprender sobre o alfabeto e sobre como soletrar seus nomes ao mesmo tempo. Um jogo possível é entregar letras impressas em cartolina ou papelão para cada criança. Todas as crianças terão duas letras diferentes. O professor mostra para uma criança seu nome já soletrado e ela tem que chamar seus colegas de sala que possuem as letras que fazem parte de seu nome. Os colegas chamados vão para a frente da classe na ordem na qual eles são chamados. Depois, o aluno tem que conferir se as outras crianças estão na ordem apropriada para que o nome esteja soletrado corretamente. Após isso, os alunos segurando as letras voltam para seus lugares. O professor alterna os alunos que estão soletrando os nomes e os que estão segurando letras para que todos tenham sua vez. Isso constrói habilidades de reconhecer e nomear letras nos estudantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível