Jogos de palavras da pré-escola que promovem a consciência fonológica

Escrito por stephanie mitchell | Traduzido por barbara carvalho
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Jogos de palavras da pré-escola que promovem a consciência fonológica
Os alunos da pré-escola podem começar a reconhecer idéias fonológicas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

As crianças da pré-escola são geralmente jovens demais para realmente entender muito sobre leitura e linguagem; mas elas têm idade suficiente para absorver os conceitos que ouvem e aplicá-los às palavras e frases que lhes são familiares. Use seus nomes, objetos na sala de aula, poesias infantis e histórias de crianças para moldar as ideias fonêmicas básicas, de forma suficientemente simples, para que eles as reconheçam.

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Rimas

As crianças da pré-escola podem não entender completamente o conceito de rima, mas podem aprender a aplicá-lo. Peça para baterem palmas em um ritmo o mais gradual quanto possível. Enquanto elas mantêm esse ritmo, diga o nome de uma criança e palavras que rimem com ele. Invente rimas quando ficar sem palavras reais. Depois de dizer cerca de oito palavras que rimem, passe para outro nome, e assim por diante, até dizer os nomes de todos. Quando os alunos quiserem participar, deixe-os tentarem fazer sua própria rima; se tiverem alguma dificuldade, cante junto com eles para guiá-los.

Jogos de palavras da pré-escola que promovem a consciência fonológica
Apresentar rimas com ritmo ajuda as crianças a ouvi-las (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Consoantes iniciais

Ajude as crianças a reconhecerem consoantes iniciais de palavras, ensinando trava-línguas e frases aliterativas, como " Pinga a pipa dentro do prato pia o pinto e mia o gato" ou " Quico quer caqui. Que caqui que o Quico quer? O Quico quer qualquer caqui." Faça impressões com as palavras escritas em grandes letras maiúsculas, os sons aliterativos em um tipo de letra maior que os outros, e imagens das personagens da frase. Faça as crianças apontarem para cada palavra em suas páginas à medida que você lê a frase em voz alta; depois, deixe-os pintar as imagens.

Treinamento auditivo

Faça as crianças sentarem-se com seus olhos fechados, enquanto você lê ou recita frases familiares de poesias infantis ou histórias. De vez em quando, mude uma palavra ou frase de modo que se diferencie daquilo que as crianças esperam ouvir e não faça mais sentido. Peça às crianças para escutarem essas mudanças e dizerem quando ouvirem uma. Quando a classe identificar uma palavra alterada, pergunte individualmente ou a toda a classe o que foi que mudou. Alguns exemplos seriam: " O pato roeu a roupa do rei de Roma" e "Três pratos de milho para três tigres tristes".

Jogos de palavras da pré-escola que promovem a consciência fonológica
Fechar seus olhos pode ajudar as crianças a ouvirem detalhes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sílabas

Ensine as crianças a contarem as sílabas das palavras, aplaudindo as sílabas nos seus próprios nomes. Use nomes de comprimentos diferentes; comece com um nome de uma sílaba como "Rui" ; passe para um de duas sílabas como "Perla"; finalmente, mude para um nome mais longo como "Andressa". Depois de cada nome, pergunte às crianças quantas sílabas ouviram. Quando elas começarem a entender, faça-as aplaudirem seus próprios nomes e contarem as sílabas. Reveja isso mais tarde, quando estiver lendo para elas, fazendo-as aplaudirem as sílabas de uma linha da história.

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