Jogos que trabalham a mistura de sons para ler palavras

Escrito por karen hollowell | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos que trabalham a mistura de sons para ler palavras
Professores podem demonstrar como se devem pronunciar as palavras quando leem para seus alunos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Misturar sons para formar palavras é um marco importante para as crianças do jardim de infância e primeiro grau. Quando os alunos podem ouvir e misturar sons, eles estão, na verdade, lendo texto. Os professores trabalham essas habilidades fonêmicas usando vários métodos: uma instrução direta abrangendo a sala de aula ou formando pequenos grupos, formulando jogos e atividades que reforcem as suas capacidades de decodificação (pronúncia). Jogos dão às crianças a oportunidade de se divertirem enquanto praticam essas capacidades que as tornarão leitores competentes.

Outras pessoas estão lendo

Juntar a palavra

O jogo "junta três" ajuda os filhos, levando-os a ouvir como os sons formam palavras. O professor produz três sons lentamente. Em seguida, pede às crianças para dizerem a palavra. Os alunos ouvem os sons separadamente e, em seguida, tentam agrupá-los para formar a palavra. O professor pode ter de repetir várias vezes os sons de cada palavra até as crianças compreenderem o jogo.

Palavras esticadas

Por vezes, os estudantes têm dificuldade em entender o conceito de sons que se juntam para formar palavras. A prática auditiva pode não ser suficiente, por isso os professores podem brincar usando uma cobra de borracha, um elástico ou uma mola para fazer o jogo das palavras esticadas. Ficando de pé na frente da turma, o professor produz os sons lentamente usando uma palavra enquanto estica um dos objetos escolhidos. Depois de produzir os sons, ele vai deixar o elástico ou a mola voltar ao lugar ao mesmo tempo que diz a palavra. Em seguida, as crianças podem trabalhar em grupo e jogar juntos.

Dizer e mover

Nesse jogo de mistura, os estudantes usam letras enquanto pronunciam as palavras. O professor dá aos alunos três letras que formem uma palavra. O professor diz a palavra à criança, e ela colocará as letras na ordem correta. Em seguida, o professor pede ao aluno que a mova para a frente assim que ele produzir o som da letra. Ter um objeto nas mãos ajuda as crianças a visualizar a palavra à medida que praticam a mistura de sons.

Jogos de internet

A internet tem muitos jogos online que podem complementar o ensino dado na sala de aula. As crianças podem jogá-los sozinhos ou com um colega. Os professores também podem usar esses jogos para ajudar as crianças que estão lidando com as habilidades de decodificação. O jogo "Between The Lions" e o "Starfall" são apenas dois dos muitos sites de educação com jogos interativos. As crianças podem ouvir as palavras que estão sendo pronunciadas, bem como as histórias que contêm palavras que destaquem sons específicos. Esses jogos são fáceis de usar e mantêm as crianças concentradas e ocupadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível