Mais
×

Como usar lentes de contato

Por mais que os óculos de grau estejam na moda, usar lentes de contato é muito bom, pois dá um ar mais leve ao visual. Além disso, muitos não conseguem se adaptar à necessidade de usar óculos todos os dias. As lentes dos óculos sujam, a armação enjoa e algumas vezes as pessoas não reconhecem um adepto ao óculos quando ele os tira. As lentes de contato são ótimas aliadas para ir a um evento mais social e principalmente em festas. Porém é preciso muito cuidado para manusear bem a lente, limpando-a e não extrapolando no tempo de uso. Veja aqui como utilizar as lentes de contato.

Instruções

O olho precisa se adaptar à lente, por isso é importante começar utilizando por poucas horas (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

    Instruções

  1. Antes de usar a lente é importante ir ao oftalmologista e conversar sobre o assunto. Ele explicará sobre os benefícios e os malefícios e dar algumas dicas importantes para o uso adequado da lente de contato. Porém o mais importante é a receita que ele fará com o grau dos seus olhos. Você vai precisar dela no momento da compra.

  2. Procure por uma loja que venda lentes de contato. Não será difícil encontrar, pois atualmente boa parte das óticas também vende lentes de contato. Na loja, você fará um cadastro e entregará a receita. Seus dados ficarão salvos para uma futura compra. Em alguns locais, ensinam a colocar e a tirar a lente. Isso é muito bom, pois você terá o auxílio de alguém do ramo que sabe bem como utilizar o produto.

  3. Caso não haja ninguém para explicar, não entre em pânico. Tenha paciência e persistência que você conseguirá. Primeiramente é importante ter as mãos limpas. Após a higienização das mãos, lave a lente com o soro fisiológico e coloque-a na ponta do seu dedo indicador direito (para os canhotos o processo é inverso).

  4. Quando a lente estiver no seu dedo indicador, com os dedos da outra mão, deixe-a de forma côncava, sem dobrar ou estar virada, conforme foto acima. Como o dedo do meio da mão direita puxe a pele da parte inferior do olho para baixo. Com seu indicador esquerdo, prense os cílios superiores na pálpebra e levante-os. Faça esse processo olhando no espelho para ter movimentos precisos.

  5. Olhe para cima e coloque a lente com o dedo indicador direito. Olhe para frente normalmente e veja se a lente encaixou. Pisque. Ela adere ao olho normalmente, porém algumas vezes deixa bolhas de ar ou não se fixa da maneira correta. Faça uma leve massagem para a lente se encaixar no olho. Se ela estiver incomodando, retire-a com o indicador e o polegar direito, fazendo um movimento de pinça. Lubrifique-a com o soro fisiológico e tente colocá-la novamente.

  6. Após conseguir colocar a lente em uma olho, repita o processo no outro. No começo é difícil conseguir colocar na primeira ou segunda tentativa, mas com o tempo você vai ganhando prática e será possível colocá-la sem espelho e utilizando apenas uma mão.

  7. Para retirar a lente, lave as mãos e coloque o soro fisiológico no pote da lente de contato. Não é necessário encher todo o estojo, deixe um espaço de 1 mm até a borda, para quando for rosquear a tampa a lente não correr o risco de amassar ou rasgar. Atente-se para o lado esquerdo e direito, com o intuito de não misturar as duas lentes com graus diferentes.

  8. O processo é parecido com o de colocar a lente. Na frente do espelho, puxe a parte inferior do olho com o dedo do meio direito para baixo e levante a parte superior do olho com o indicador esquerdo. Olhe para cima e com o indicador puxe a lente para baixo. Retire-a com o dedo indicador e o polegar da mão direita. Você deve fazer o movimento de pinça encostando os dois dedos no olho. Repita no outro olho e, após colocar a lente e o soro fisiológico, feche bem o estojo, para o líquido não vazar, caso ele vire.

Dicas

  • Muitos usuários de lente usam o soro fisiológico para deixar a lente submersa no pote, porém existem produtos próprios para isso, que garantem uma limpeza mais eficiente e, consequentemente, maior durabilidade para o produto.

Aviso

  • Não é recomendável dormir com a lente ou utilizá-la por mais de doze horas. Lembre-se sempre de que ela é um corpo estranho no seu organismo e, caso a lente cause alguma irritação, é sinal de que seu organismo está dizendo que algo está errado. A lente pode estar suja, do avesso ou mesmo velha.
  • Outro ponto importante, principalmente no começo da utilização, é não ter unhas cumpridas. Você usará seus dedos e vai encostá-los no olho, por isso sempre tenha as unhas curtas, para não se machucar.

O que você precisa

  • Receita do oftalmologista
  • Lente de contato
  • Soro fisiológico ou produto próprio para lentes de contato
  • Estojo para guardar as lentes
  • Espelho
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article