Lentes grande-angular vs. olho-de-peixe

Escrito por fritzi newton | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lentes grande-angular vs. olho-de-peixe
Uma lente grande-angular possibilita um amplo campo de visão (metro image by Mermozine from Fotolia.com)

Uma lente grande-angular captura uma ampla e espaçosa área visual. Uma lente olho-de-peixe, no entanto, é capaz de capturar um horizonte de quase 360 graus.

Outras pessoas estão lendo

Lentes grande-angulares

Uma lente grande-angular possui um ponto focal de menos de 50 mm. De acordo a Heather Powell, escritor da ePHOTOzine, "fotografia paisagística é onde as grande-angulares tendem a ser usadas com maior frequência". Uma lente grande-angular pode também ser escolhida para fotografar no estilo close-up, frequentemente dando como resultado composições com uma perspectiva distorcida.

Lentes grande-angular vs. olho-de-peixe
Lentres grande-angulares são muito usadas na fotografia paisagística (copper mountain,colorado,rocky mountains,mountain, image by Earl Robbins from Fotolia.com)

Lentes olho-de-peixe

Uma lente olho-de-peixe pode ser tanto circular quanto full-frame (quadro completo). Uma fotografia tirada com lentes olho-de-peixe circulares -- ponto focal entre 8 e 10 mm -- resulta em uma imagem circular completa, rodeada por uma margem preta em todos os lados. Já uma fotografia tirada com lentes olho-de-peixe full-frame -- ponto focal entre 15 e 16 mm -- tem uma aparência mais retangular e convencional.

Lentes grande-angular vs. olho-de-peixe
Exemplo de fotografia tirada com uma lente olho-de-peixe circular (huskisson charter image by Christopher Meder from Fotolia.com)

Similaridades

Ambas as lentes grande-angulares e olho-de-peixe têm um ponto focal curto. Fotografar com uma abertura pequena (f22, por exemplo) resultará em uma incrível profundidade de campo. Isso significa que tudo na imagem, do primeiro plano ao fundo da imagem estarão nitidamente focados.

Lentes grande-angular vs. olho-de-peixe
Usar uma grande-angular com uma abertura pequena resultará em uma grande profundidade de campo (clear mountain stream image by Jorge Moro from Fotolia.com)

Diferenças

Quanto mais amplo é o ângulo de uma lente, maior é a distorção na imagem. Como uma lente olho-de-peixe é uma lente de ângulo incrivelmente amplo, a distorção também é extrema.

Lentes grande-angular vs. olho-de-peixe
Fotografar com uma lente olho-de-peixe causa extrema distorção na imagem (Torino - Fisheye image by Stefano Gruppo from Fotolia.com)

Grande-angular vs. olho-de-peixe

Caso você esteja buscando maior flexibilidade e imagens mais tradicionais, uma lente grande-angular comum é a melhor opção. De acordo ao fotógrafo e autor Scott Kelby, uma lente olho-de-peixe é uma "lente de efeitos especiais que você raramente usará, pelo fato de que a visão olho-de-peixe se torna facilmente cansativa quando usada com frequência".

Lentes grande-angular vs. olho-de-peixe
Uma lente grande-angular comum oferece mais flexibilidade do que uma olho-de-peixe (sand ripples image by Kwest from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível