Como ler caracteres em FORTRAN

Escrito por kevin lee | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ler caracteres em FORTRAN
Você não precisa ser um cientista para usar FORTRAN (Comstock/Comstock/Getty Images)

Muito antes de existir o Microsoft Windows, os programadores usavam uma linguagem chamada FORTRAN para resolver problemas complexos de ciência e engenharia. Desenvolvida em 1953, essa antiga linguagem também pode fazer coisas simples como ler e manipular caracteres. Você pode achar isso útil para mostrar informações não numéricas ou ler linhas de textos de arquivos externos. Como o FORTRAN lê operações de entrada automaticamente, você só precisa entrar com os comandos corretos para fazer essas tarefas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Lendo do teclado

  1. 1

    Abra um arquivo FORTRAN e acrescente o seguinte código antes das linhas do programa:

    character4 x character2 y

    Esse código define duas variáveis de caracteres, cuja extensão são 4 e 2 respectivamente. Use esse formato para definir as variáveis de caracteres.

  2. 2

    Acrescente o código mostrado abaixo depois das duas declarações de variáveis:

    print , "Por favor, digite uma palavra de quatro letras e uma palavra de duas letras" read (,1) x, y 1 format (A4, A2)

    A declaração de leitura ("read") lê os dados nas variáveis x e y. Ela também contem dois parâmetros cercados de parênteses. O primeiro parâmetro, *, diz ao FORTRAN para aceitar o dado de entrada do teclado. O segundo parâmetro, 1, é um número de formato. Ele aponta para um rótulo em frente a declaração que contem as instruções de formato. Essa declaração é a declaração "format" mostrada depois da declaração de leitura. A formal contem A4 e A2. A letra A é o código de formato que diz para o FORTRAN tratar os dados como linha de texto. Cada código de formato na lista de parâmetros corresponde a uma variável na declaração de leitura. Nesse exemplo, o computador lê os primeiros quatro caracteres que você digita e armazena-os como variável x. Ele armazena os próximos dois caracteres como variável y. A declaração "print" mostra uma linha de texto que ajuda o usuário a entender o que você quer que ele faça.

  3. 3

    Salve o programa e rode normalmente. Quando uma janela de comando abrir, digite "aaaabb" - sem as aspas - na janela e aperte "enter". O código irá ler os caracteres e associar "aaaa" à variável x e o "bb" à variável y.

    Lendo de um arquivo

  1. 1

    Abra o bloco de notas e cole o texto mostrado abaixo em um novo documento e salve.

    dddd ee

  2. 2

    Abra outro arquivo Fortran e cole as declarações de variáveis abaixo nas linhas do programa:

    character4 x character2 y

  3. 3

    Acrescente o seguinte código depois do código mostrado no passo anterior:

    open(2, FILE="?") read(2, 3) x, y 3 format(A4, 1x, A2) close (2)

    Substitua a interrogação pelo nome do arquivo do bloco de notas que você salvou. A declaração "open" abre o arquivo pedido e associa um número a ele. Esse número é o 2. A declaração "read" aparece diferente dessa vez. O segundo parâmetro, 3, refere-se a declaração de "format" abaixo dele, enquanto o primeiro parâmetro, 2, se refere ao número associado ao arquivo na declaração "open". Como esses números combinam, a declaração de leitura irá ler os dados do arquivo e armazená-los nas variáveis x e y.

  4. 4

    Salve e rode o programa. O programa lê os caracteres de seu arquivo e armazena nas variáveis x e y.

Dicas & Advertências

  • O arquivo criado contem um espaço entre o dddd e o ee. O FORTRAN sabe que existe esse espaço porque a declaração "format" contém um 1x. Esse valor informa ao programa para pular um espaço depois de ler o dado para a primeira variável. Mude o "1x" para outro valor caso tenha mais espaços entre as variáveis em seu arquivo de entrada. Se você tiver quatro espaços, mude o 1x para 4x.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível